segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Putters ODYSSEY BACKSTRYKE

Primeiro estranha-se, depois …




Em 1928, Fernando Pessoa foi convidado a criar um slogan publicitário, para a mais conhecida marca de refrigerantes do mundo. “Primeiro estranha-se, depois entranha-se”. Este slogan aplica-se muito bem aos 3 modelos Backstryke, que a Odyssey criou e lançou para o Mercado.

Realmente quando pegamos pela primeira vez num dos modelos Backstryke (2-Ball, Blade e Marxman), achamos estranho ao address, mas rapidamente nos apercebemos, que estamos diante de um excelente putter.

Os Backstryke apresentam a tecnologia 1-2-3, que passo a explicar:

1-      Face e alinhamento mais visíveis: não tendo a vareta com inserção junto à face, mas sim na parte de trás da “cabeça” do putter, a face e os elementos de alinhamento (2 balls ou as faixas brancas com linha preta), estão totalmente visíveis, possibilitando um melhor alinhamento e mais precisão da pancada;

2-      Mãos mais avançadas, em relação à inserção da vareta no putter: Ao colocar as mãos do jogador mais avançadas em relação à inserção da vareta na “cabeça” do putter (sem retirar loft), promove mais estabilidade na pancada com “top spin”, que faz com que se consiga um melhor rolamento da bola no seu percurso até ao buraco;

3-      Balanço e equilíbrio da “cabeça/face” do putter: Qualquer um dos 3 modelos Backstryke, é extremamente equilibrado e com a face balanceada, o que gera uma pancada consistente e sempre dentro do mesmo padrão;


Testei os 3 modelos do Backstryke e coloquei no meu saco, o Blade. Confesso que o “green”é a parte do jogo que talvez mais aprecie e onde tenho normalmente médias muito aceitáveis (com excepções que quase me levam à “loucura”). O Backstryke Blade, deixou-me muito confiante e como todos sabemos, a confiança é meio caminho para um bom desempenho.



Mas se a minha opinião vale o que vale, a média de putts que Thomas Bjorn apresentou no Open de Portugal na Penha Longa este ano com o seu Putter Odyssey Backstryke Marxman, falam por si. Média de 28 putts nos 4 dias do Open de Portugal (3º melhor nos greens na prova). Os resultados não se fazem só pelo material e é claro que a habilidade de quem o utiliza é preponderante para o êxito, mas se o jogador mudou para o Backstryke, é porque lhe reconheceu características importantes para a melhoria da sua performance nos greens.


A juntar às características apresentadas, não podemos esquecer mais 2 pormenores muito importantes. A face White Ice insert, que é uma inserção multi-camadas, que foi modificada para melhorar em relação ao som, à elasticidade e consistência da pancada. A superfície da face foi construída um pouco mais rugosa, para que em contacto com bolas mais macias, produza um melhor som/feel. A face mais rugosa ajuda também a aumentar a fricção entre a bola e a face, promovendo assim um maior “foward roll” (movimento de top spin/rolamento frontal).
O A.R.T (Advanced Roll Technology). A construção da “cabeça” dos Backstryke com multi-materiais, resultou num centro de gravidade mais baixo e reposicionado atrás, que a Odyssey alguma vez produziu nos seus putters, oferecendo assim um rolamento frontal da bola, mais rápido e “verdadeiro”.

Resumindo, os putters Backstryke oferecem-nos, face à inserção da sua vareta na parte de trás da “cabeça”, uma colocação posterior das mãos que ajuda a promover uma pancada mais consistente, com melhor rolamento da bola, face a um “Top spin” ideal. Um sistema de alinhamento mais visível e fácil de enquadrar com a bola, assim como uma cabeça equilibrada, com a face balanceada, o que ajuda a promover uma pancada consistente e fácil de repetir sempre dentro dos mesmos padrões. Uma face de toque macio e som agradável, apoiada por um centro de gravidade baixo e posicionado bem atrás, o que ajuda a promover um rolamento de “top spin”, generoso.

Os 3 modelos Backstryke são oferecidos em 33”, 34” e 35” de comprimento, com lie de 69º e com cabeças de 355g. Só o modelo Marxman tem opção de esquerdino.


Por tudo isto, vale a pena experimentar os Backstryke, tendo sempre em atenção, que o comprimento do putter é fundamental para um bom address e consequentemente uma boa performance.


Boas tacadas!!!!!!

Fernando Serpa

Sem comentários:

Enviar um comentário