domingo, 21 de novembro de 2010

Ferros Nike Victory Red- Forged Split Cavity & Full Cavity

Há alguns dias, quando um amigo meu me viu experimentar material para um artigo de opinião, comentou: “O material hoje em dia, é todo bom. Você acha que estas grandes marcas iam fazer material mau?”. Parece uma observação pertinente. Será que o material é todo igual e o que muda são as marcas?

Tenho experimentado muito material de golfe ao longo dos últimos meses, para poder escrever artigos de opinião. Realmente, Set’s de ferros com a mesma vareta, já testei muitos. Drivers com a mesma vareta também, Madeiras de Farway, Wedges e Putters. Mas não fiquei com a ideia que tudo era igual, ou que as sensações eram semelhantes. Pelo contrário.

Se não vejamos, estive a testar os novos Ferros Nike Victory Red Forged Spilt Cavity e os Full Cavity. O que os distingue dos seus concorrentes e essencialmente entre eles?

Os Victory Red Forged Split Cavit, são uns ferros cujo formato, posiciona o peso atrás do sweet spot na cabeça, para um melhor controlo de bola, proporcionando simultaneamente perdão nos golpes descentrados. A curvatura da sua sola, de dimensões média/estreita, permite de diferentes lies, obter um sólido contacto com a face, pancada após pancada.Com com um Top Line médio/fino, forjados (1025 Forged Carbon Steel) , têm um toque que passa as sensações da pancada directamente às nossas mãos. Com offset mínimo, são capazes de satisfazer qualquer handicap médio/baixo. Vêm de série com os Victory Red Grip by Eaton Grips, grips esses que fornecem um”feel” realmente de excepção. As varetas True Temper Dynamic Gold Stiff 300 que equipavam os ferros que testei, são as minhas favoritas, pelo que me senti como “peixe na água”. Estas varetas servem perfeitamente muitos swings de jogadores de handicap médio/baixo, mas não posso deixar de referir, que se deve sempre verificar se as varetas são as adequadas ao jogador.

Os Victory Red Full Cavity Irons, são uns ferros cujo formato (Full Cavity) fornece uma excelente combinação entre confiança no address e perdão nos golpes descentrados. Com um Top Line médio, de peso/massa distribuída pelo perímetro da cabeça do ferro, o que faz aumentar o MOI (movimento de inércia), proporcionam distância e perdão nos golpes batidos fora do centro da face do ferro. A espessura da face, vai aumentando do Top Line para a sola, para baixar o centro de gravidade (CG), optimizando assim a trajectória e voo da bola. Vêm também de série com Victory Red Grip by Eaton Grips, grips, que fornecem um”feel” excepcional. As varetas True Temper Dinamic Gold High Launch Regular 300 que equipavam estes ferros que testei, ajudam a colocar a bola no ar sem dificuldade.


Testei da mesma distância, os mesmos ferros de ambos os modelos, para verificar as diferenças entre eles. Visualmente, são perceptíveis as diferenças. O tamanho da cabeça e o Top Line, distingue-os. Com um ferro 7, obtive a mesma distância, apesar de ambos serem diferentes e terem varetas distintas. Se com o ferro 7 Victory Red Forged Split Cavit, sentia a bola a sair mais “disparada” da face com a sua vareta True Temper Dynamic Gold  Stiff 300, com o ferro 7 Victory Red Full Cavity fazia a mesma distância, pelo facto de a vareta True Temper Dinamic Gold High Launch Regular 300 dar mais “kick”, levantar mais a bola e como tal fazer mais distância em “carry” (pelo ar). Observada a distância percorrida pelas bolas em ambas as pancadas, a mesma era igual ou muito similar. Voos de bola diferentes, mas resultados idênticos. Com isto, pude observar que, com velocidades de swing iguais, ambos os ferros oferecem resultados excelentes e similares.
A diferença reside no facto, de que os Victory Red Forged Split Cavit servem os swings mais “afinados” e os Victory Red Full Cavity servem todos os tipos de swings, desde que tenham uma vareta adequada.

Ambos os modelos cobrem distintos tipos de jogadores/swings. Respondem ao apelo de jogadores mais exigentes, assim como daqueles que estão em evolução mais acelerada. Ambos os modelos têm opções custom de varetas e são também apresentados em standard com varetas de grafite. Nos Victory Red Forged Split Cavit pode optar por umas varetas de grafite UST ProForce RV2 95 (X e S) ou Aldila NV Comp 85 (X, S e R), enquanto nos Victory Red Full Cavity pode ter à sua disposição as varetas de grafite VR (S, R, A e W).



Por curiosidade, pedi a um amigo meu que me acompanhou numa volta de treino onde aproveitei para testar estes dois modelos, que efectuasse uma pancada com o ferro 9 Victory Red Full Cavity, com a vareta True Temper Dinamic Gold High Launch Regular 300, num par 3 de 114 metros (Tee das amarelas), com água frontal (o terror de muitos jogadores de golfe). Este meu amigo, joga com uns ferros de outra marca, de sola mais larga, vareta de grafite regular. Tinha na mão o seu ferro 8, quando lhe lancei o desafio. Experimenta este ferro 9, disse-lhe. Aceitou o desafio. Deu o seu shot e colocou a bola no centro do green, tendo ambos ficado com a sensação que com um pouco mais de confiança, faria certamente uns metros extra.
Para que eu não ficássemos a pensar que tinha sido obra do acaso, dois buracos mais à frente, novamente num par 3, experimentou o seu ferro 7 e o ferro 7 Victory Red Full Cavity. A diferença, foi que com o ferro Victory Red, com a vareta de aço True Temper Dinamic Gold High Launch Regular 300, o seu shots foi mais preciso, fruto de uma vareta um pouco mais pesada e firme com um voo de bola alto, percorrendo a mesma distância que com o seu ferro 7 vareta de grafite regular. Penso que o meu amigo ficou a pensar nestes magníficos Victory Red, mas acima de tudo, eu fiquei com a sensação que ele poderia progredir mais e melhorar o seu jogo, com estes ferros.

Mas afinal o que os distingue dos outros?
A combinação vareta cabeça, tem uma identidade própria. As mesmas varetas dão-nos sempre um feedback diferente, consoante a cabeça onde estão colocadas. Neste caso, a relação cabeça/vareta proporciona-nos shots de feeling apurado. Ao address, o desenho pode ser similar, mas distingue-se. O toque do seu grip é particular. E acima de tudo, o toque de requinte do V, preto e vermelho de Victory Red, é inconfundível.


Já se perguntou, porque é que não tem no seu saco, tacos da marca do jogador nº1 do mundo?

Boas tacadas!!!!!!
Fernando Serpa

Sem comentários:

Enviar um comentário