quinta-feira, 18 de novembro de 2010

BOLAS SRIXON 2010


“A bola é tão ou mais importante, que qualquer outra peça de equipamento que faz parte do seu saco de golfe”

A gama de bolas Srixon é constituída por 8 modelos. As Z-Star X, Z-Star, Z-Star Yellow, Trispeed, AD333, Soft Feel, Soft Feel Ladies e Distance.

A Srixon é hoje reconhecida no mercado, como uma marca de grande qualidade no que diz respeito a bolas. Apresenta uma vasta gama, adaptada a diferentes tipos de jogadores/swings, com uma relação preço/qualidade que agrada e surpreende.

Em relação às características das suas bolas, a Srixon apresenta na sua web site uma descrição interessante para cada um dos seus modelos. Aí refere o que podemos esperar de cada modelo, em termos de distância com o Driver, spin no jogo curto, assim como feel no Driver e no approach. Desta forma, podemos ficar com uma ideia, de qual o tipo de bola que melhor se pode adequar às nossas características de swing/jogo.

Além destas preciosas informações, apresentam na página de entrada da sua web site (http://www.srixon.co.uk/) um curioso e simples sistema de custom fit para bolas.
Coloca na primeira opção com que bola joga actualmente, na segunda opção qual o handicap e por último qual a distância que faz com o seu ferro 6. Depois clica em Go e receberá 2 opções de bolas Srixon adequadas para si.
Claro que estas opções apresentadas são indicativas, pelo que deve ter em conta alguns factores de ordem pessoal (se coloca muito spin na bola, se prefere determinado feel de bola no putting, entre outros) antes da sua tomada de decisão final.  

Tomemos como exemplo, um jogador tem uma velocidade de swing média/elevada, um handicap baixo e faz uma distância com o seu ferro 6 de 155 metros. A Srixon na sua Web Custom Fit para bolas recomenda-lhe jogar com os modelos Z-Star ou Trispeed. Mas esse jogador coloca muito spin na bola, da forma como com o seu swingataca” a mesma. A melhor opção poderá ser a Trispeed, pois em relação à Z-Star coloca menos spin na bola e por consequência vai obter maior distância. Desta forma, no shot ao green, produz menos spin, consegue-se um melhor controlo de distância e consequente maior precisão na pancada.

Outros tipos de situações podem e devem de ser tidas em conta, quando fazemos a opção da nossa bola de jogo. Podemos necessitar de uma bola que gere menos spin no Driver, mas que simultaneamente, nos proporcione um toque relativamente macio no putting. Ou mesmo o contrário. Necessitarmos de mais spin na pancada de Driver e por sentirmos que ficamos curtos no putt, necessitarmos de uma bola um pouco mais “dura”, para rolar mais.
Estes são alguns exemplos de situações que encontramos em jogadores por esse mundo fora. Não podemos esquecer que não existem dois swings iguais, dois jogadores com o mesmo feeling de putt, ou dois jogadores com as mesmas necessidades ao longo dos 18 buracos num campo de golfe.

Quem nunca ouviu dizer: “gostava tanto de poder jogar uma bola mais dura com o Driver e os ferros até chegar ao green, e depois poder trocar para uma bola mais macia para o putt”?

Experimentei toda a gama de bolas Srixon e confesso que não encontrei uma com a qual pudesse dizer que não jogava (à excepção da Soft  Feel Ladies  por razões óbvias).

A AD333 continua quanto a mim, a apresentar uma das melhores relações preço/qualidade do mercado. Atenção à Trispeed e à Soft Feel que são também excelentes opções. E uma palavra especial às golfistas, pois devem de experimentar a Sfot Feel Ladies e ficaram surpreendidas com uma bola muito equilibrada (palavra de algumas jogadoras a quem dei a experimentar o modelo).

As Z-Star e Z-Star X e a Z-Star Yellow, são bolas topo de gama com características que se adaptam aos jogadores com velocidades de swing mais elevadas e diferentes necessidades de spin e feel no jogo curto.
Vejam o caso de jogadores do Tour como Jim Furyk, Henrik Stenson, ou até Miguel Angel Jimenez , que jogam com a gama Z-Star, assim como Laura Davies e Karrie Webb.
Não gosto muito de citar exemplos de jogadores profissionais, pois por esse facto têm necessidades e preenchem requesitos que nós jogadores amadores (amadores que não sejam de Alta Competição, claro), que jogamos o que podemos e treinamos menos do que deviamos, não temos. Contudo, são exemplos que nos servem de indicadores e dão credibilidade às marcas.

Em jeito de conclusão diria, façam o Fitting On-Line na web page Srixon, mas acima de tudo experimentem em campo os modelos antes de tomar a decisão final de qual a bola que vos acompanhará em campo. A bola é tão ou mais importante que qualquer outra peça de equipamento que faz parte do seu saco.

Quantas vezes não vimos jogadores que dão e bem, muita importância a todo o material que levam no seu saco, fazendo fitting para Driver e ferros e a descuidar a escolha ou utilização da bola que melhor se adequa ao seu tipo de jogo?

Boas tacadas!!!!!!

Fernando Serpa

Sem comentários:

Enviar um comentário