domingo, 21 de novembro de 2010

Callaway Sistema I-MIX

Gosto imenso de jogar golfe com sol, sem vento, sem chuva ou frio. Num campo que tenha os farways secos e que façam a bola rolar. Penso que a maioria dos golfistas partilha desta minha preferência. É muito agradável jogar com bom tempo, com um simples polo vestido e ter a sensação que a bola quando bate no farway, rola muito, fazendo-nos ganhar uns metros extra.

Infelizmente nem sempre jogamos nestas condições. No entanto em Portugal, temos a sorte de numa boa parte do ano, jogármos com boas condições meteorológicas. Quando assim acontece, a bola sai “disparada” da face do Driver, cai no farway e rola bastante. Há no entanto jogadores que fruto do seu “ataque” à bola, geram muito spin,  não conseguindo que a mesma  role após o impacto no farway (que é o meu caso).

Quando está vento, sofre mais quem gera um voo de bola alto e com muito spin, assim como com tempo frio e/ou húmido. Estes factores, afectam o nosso jogo e o comportamento da bola face ao material que estamos a utilizar.

Como eu gostaria de ter uma vareta no meu Driver que proporcionasse um voo de bola mais baixo e tenso, quando apanho um dia de vento. Assim, evitaria que a bola levanta-se tanto ao dar o meu “tee shot”, fruto do spin gerado intensificado pelo factor vento, que faz parecer que a bola pára no ar e por vezes, até vem para trás. E quando está frio, que parece que a bola não anda? E nos campos que ficam com os farways molhados e pesados quando chove? Nestas circunstâncias, seria ideal conseguir um pouco mais de voo de bola, pois sei que quando chega ao farway, não vai rolar e assim perco potencial distância.

Demasiados factores externos que ninguém pode controlar, fazem com que o jogo se torne ainda mais complicado. Tenho sempre a opção de comprar 2 ou 3 Drivers (nos tempos que correm não parece lógico) da mesma marca com varetas distintas, para melhor me adaptar a todo o tipo de condições que possa encontrar. Um Driver com uma vareta adequada à minha velocidade de swing, que me proporcione um ângulo correcto de lançamento da bola, com um nível de spin ideal. Aquele Driver que compramos para jogar normalmente, com bom tempo, sem vento predominante e farways relativamente secos. Outro para dias de vento, com um “Kick point” mais alto, que me proporcionará um voo de bola mais baixo e penetrante e que me dará mais rolamento de bola. Diminuo assim o spin e consigo que a bola “ande” mais do que com o Driver “normal”. E talvez até um terceiro Driver com uma vareta um pouco mais soft e de “kick point” mais baixo, para que consiga mais de voo de bola ( mais carry) e assim, ao jogar em condições de tempo chuvoso, onde encontro farways mais pesados, compensar um pouco a distância que vou perder  por a bola não rolar, com mais distância em voo.

Bem, tudo isto parece complicado. Comprar 2 ou 3 Drivers? Não parece a solução. Além de muito dispendioso, não é prático.

A Callaway com o sistema I-Mix, veio-nos trazer uma solução. Uma cabeça de Driver (distintas opções de loft), um sistema de fácil substituição de vareta e várias opções de varetas que o jogador tem à sua disposição.

Adquirimos a cabeça do Driver (vem com uma chave para a substituição das varetas) que preferimos (FTi/FTiq ou FT5/FT9), e compramos em separado a vareta ou as varetas necessárias para melhor gerir o excesso de spin em dias de vento, farways pesados, entre outros.
Antes de começarmos a jogar, colocamos no Driver a vareta que julgamos apropriada às condições que se nos apresentam e podemos desfrutar de um equipamento que nos proporcionará uma melhor performance. Esta operação de substituição da vareta (fácil e rápida), deve de ser feita antes de começar a jogar. Não se pode alterar as especificações do equipamento depois de se iniciar o jogo.

As vantagens são evidentes. Rápida adaptação e consequente melhor desempenho em campo (melhor score) em todo o tipo de condições climatéricas, assim como uma gestão mais equilibrada de custos.

Tem-se também sempre a possibilidade, no caso de se sofrer alterações significativas no swing (melhorar o swing, fruto de evolução natural do mesmo, resultado de aulas e treino),  de escolher nova vareta adequada sem ter de se adquirir novo Driver.

Eu já experimentei o sistema I-Mix e posso comprovar que realmente resulta. É prático e eficaz.

Experimente você também.


Boas tacadas!!!!!!


Fernando Serpa

Sem comentários:

Enviar um comentário