quinta-feira, 18 de novembro de 2010

DRIVER CALLAWAY FT-iZ

A geometria ao serviço do golfe




A Callaway lançou para o Mercado em 2006 e 2008 respectivamente, o Driver FTi e FTiq de formato quadrado, cujo geometria da sua cabeça não gerou reacções muito entusiastas. Contudo, estes modelos ditaram um novo significado no golfe à definição de “perdão” nos shots descentrados nos Drivers. Inequivocamente à data do seu lançamento, era o que de melhor se podia oferecer em termos de “perdão” e facilidade de utilização.

Agora em 2010, a Callaway revê a sua gama e substitui os FTiq pelos FT-iZ (também com uma versão FT-iZ Tour). De formato mais consensual, triangular, algo que se começa a generalizar um pouco nas principais marcas de golfe, o que é no fundo uma tendência 2010 (numas marcas mais evidente que noutras, mas a forma triangular está a marcar a tendência).

Na minha opinião, o FT-iZ não é uma evolução do seu antecessor, pois o conceito deste novo Driver é completamente distinto.
Mudou do formato quadrado para triangular, estando neste caso o Centro de Gravidade (CG) bem longe da face e bem reposicionado ao centro e atrás. Desta forma, a facilidade com que se coloca a “bola no ar” é realmente perceptível logo no primeiro contacto.
Um maior posicionamento de peso na face e na parte de trás da cabeça do Driver, ao que a Callaway chama “Polar weightingproporciona maior estabilidade e aumentando a velocidade na cabeça do Driver no downswing, garantindo assim uma maior distância.
O formato aerodinâmico da cabeça, reduz a resistência ao ar no movimento de downswing e a tecnologia Fusion (Carbono e Titanium na construção da cabeça do Driver), completam tecnologicamente esta nova “arma” da Callaway.

O FT-iZ é oferecido na versão standard com lofts de 9º, 10º,11º e 13º, sendo que os lofts 9º e 10º têm a face square, enquanto que os lofts 11º e 13º têm a face fechada 1º. Quanto à versão FT-iZ Tour, a mesma é apresentada com a face 1º aberta, o que é decerto do agrado dos jogadores mais experientes e de handicaps mais baixos.
Sim, não se pense que este Driver é somente adequado a jogadores menos experientes e que necessitam de “perdão” e facilidade de utilização no Driver, pois os jogadores mais dotados tecnicamente também encontram neste Driver uma opção muito válida (especialmente a versão Tour). E quem não quer uma ajuda extra?

Outro factor de destaque neste novo Driver é a vareta com que vem equipado de série. Uma Aldila VooDoo, que se encaixa perfeitamente nesta cabeça, ou não tivesse sido objecto de estudo detalhado. Claro que a Callaway oferece sempre outras varetas como opção, na procura da melhor relação cabeça/vareta/performance do jogador.
Para além do Driver, não deixe de espreitar as Madeiras de Campo e acima de tudo, na minha opinião, aquele que consideraria o híbrido de referência de 2010 até ao momento. O Híbrido FT-iz. Simplesmente surpreendente a forma como este híbrido se “comporta”. A facilidade com que se coloca a bola no ar, desde o farway ou do rought é digna de registo.

A Callaway não esqueceu as senhoras e por isso lançou também o Driver, Madeiras de Farway e híbridos FT-iz.
Tudo o que anteriormente referi, está aplicado também na versão “Women”, sendo que o Driver é oferecido com a vareta Aldila 50g Women Flex, com lofts de 11º e 13º, com a face fechada 1º e com o kick point (ponto de quebra) baixo, para ajudar a promover um voo de bola mais alto, em coordenação com os lofts apresentados.
Resultado, um bom voo de bola com trajectória controlada.



Boas tacadas!!!!!!
Fernando Serpa

Sem comentários:

Enviar um comentário