domingo, 21 de novembro de 2010

Os pormenores são importantes!

Quando começamos a aprender a jogar golfe, tudo é diversão e permitimo-nos a “quase tudo”. Falhar um, dois, três ou mais shots, não é preocupante e assumimo-lo como parte do processo de aprendizagem. No fundo, tiramos genuinamente do golfe o que ele tem para nos dar. Prazer!

Á medida que vamos evoluindo e ganhando alguma consistência no nosso swing (se é que algum dia o conseguimos), vamo-nos tornando mais exigentes e “divertimo-nos” menos com as falhas, “normais” até então, num processo evolutivo de aprendizagem. É neste preciso momento que utilizamos todo o tipo de desculpas (umas verdadeiras e outras meramente justificativas) para os erros que cometemos.

Mas se é verdade que alguns factores externos não controláveis afectam a nossa performance, outros há, controláveis, aos quais não ligamos muito, mas que afectam os nossos resultados. Refiro-me neste caso, ao calçado de golfe.

Pode não parecer importante à primeira vista, como o calçado de golfe pode influenciar o nosso desempenho no campo. Se reflectirmos um pouco verificamos que uns sapatos confortáveis são fundamentais para quem caminha em média 7 kms numa volta de 18 buracos.

Será que se tivermos uns sapatos de golfe que não são adequados, vamos conseguir concentrar-nos devidamente? E se entra humidade/água nos sapatos/pés? Sim, não são raras  as vezes, que apenas a humidade das zonas laterais aos “fairways” (rough), onde inevitavelmente todos acabamos por passar, é suficiente para se terminar uma volta com as meias/pés molhados. E os spikes? Peça fundamental para nos mantermos “agarrados” ao chão durante o swing! Quantas vezes não vimos alguém escorregar no “backswing” ou “frontswing”, porque tinha os “spikes” gastos e com isso desperdiçar uma ou mais pancadas?

Tudo no golfe é importante. Estamos a falar de um desporto, considerado por muitos como dos mais difíceis. Precisamos de toda a ajuda com que pudermos contar, para obter um resultado condizente com os nossos objectivos.

Verifique se os seus sapatos de golfe estão em “boa forma” e se os spikes estão gastos. Não esqueça que não se deve de usar repetidamente os mesmos sapatos em condições de humidade, sem primeiro os deixar secar convenientemente. Deste modo, conseguirá prolongar-lhes a vida útil.

E já agora não esqueça. Que um bom par de meias “casa” muito bem com um bom par de sapatos de golfe e também ajuda e muito ao conforto.



Boas tacadas!!!

Fernando Serpa

Sem comentários:

Enviar um comentário