terça-feira, 16 de novembro de 2010

Bushnell Tour V2 (Pinnseeker)




“Shot certo, para a distância certa”


Já à algum tempo que tenho no meu saco de golfe o medidor de distância laser Bushnell Tour V2, com tecnologia “Pinseeker”.

Este aparelho veio sem dúvida ajudar a melhorar o meu jogo, tendo com a sua utilização desenvolvido 3 certezas (2 boas e uma desilusão): 1ª conhecimento da distância exacta da minha pancada à bandeira/ou ponto escolhido no campo; 2ª desenvolvimento cognitivo de uma melhor aferição das distâncias, mesmo quando por alguma razão não posso utilizar o Bushnell Tour V2; 3ª desilusão por perceber, que efectivamente não fazia as distâncias que pensava com os meus tacos, agora que podia aferir correctamente a distância que fazia ao utilizar o taco escolhido.

Passo a explicar as vantagens da utilização do Bushnell Tour V2 e em que medida, pode ajudar a melhorar o nosso jogo.

À excepção dos torneios da Federação Portuguesa de Golfe (perdoem-me outras organizações de torneios que o façam e eu por lapso não esteja a referir), onde nos são dadas as chamadas “Pin positions”, quando estamos a jogar voltas de treino ou torneios, tomamos as marcações laterais no farway ou nalguns casos no centro dos mesmos, à entrada ou ao centro dos greens (dependendo dos campos), como as únicas indicações de distâncias que temos. Com essa distância, extrapolamos a posição/distância da bandeira e batemos a pancada, com o taco que pensamos ser o correcto para a distância.
Se a marcação de distância do farway à entrada/centro do green estiver correcta, e a nossa pancada ficar curta (ou comprida), isto pode dever-se a 3 ordens de razões. Em primeiro lugar, um mau julgamento da distância da bandeira (8/9 metros a mais ou a menos, pode significar um taco de diferença). Em segundo lugar, a dúvida com que estamos em relação à distância certa, pode levar-nos a não termos um comprometimento total com a pancada a efectuar e por isso ficarmos curtos ou a executar um swing fora do nosso ritmo adequado (sensação de ferro a mais ou a menos para a distância). Por último, se calhar não fazemos a distância que pensávamos que fazíamos com os nossos tacos, ficando por isso muitas vezes curtos, mesmos nas pancadas bem batidas.

Quando comecei por referir as 3 certezas com que fiquei ao utilizar o Bushnell Tour V2, foi precisamente porque elas me ajudaram em definitivo a desmoronar algumas “certezas absolutas” que tinha em relação ao meu jogo e a desenvolver uma maior sensibilidade para as distâncias, mesmo quando não posso utilizar o medidor de distâncias.

Quando estou no campo e tenho uma pancada para o green, uso o medidor de distâncias Bushnell Tour V2, que tem a tecnologia “pinseeker”. Esta tecnologia consiste, uma vez apontado o aparelho à bandeira e colocado o circulo que vemos no visor sobre a mesma, ao premirmos o botão, que a distância seja aferida à bandeira e não meça nenhum outro ponto (árvore, poste, etc.) que possa estar por trás do green. Assim, temos a certeza absoluta que a distância que obtemos é a correcta.
Conseguida a distância exacta, podemos executar a pancada com o ferro que pensamos ser necessário e executamos a mesma com convicção e comprometimento, por controlarmos os factores necessários para a sua realização.
Caso não consigamos atingir o objectivo, uma ou duas razões podem prevalecer. Ou um mau swing, ou uma má escolha de taco, ou mesmo ambas.

O Bushnell Tour V2, infelizmente em nada contribuiu para melhorar o meu swing (como é óbvio), mas ajudou-me, isso sim, a destruir o “mito” das minhas distâncias.
Eu, com um ferro 7 (com um bom swing), “fazia” 150/155 metros. Isto claro, antes de ter o meu medidor de distâncias, pois rapidamente percebi que realmente fazia entre 142/145 metros de ferro 7. Foram 8 a 10 metros de diferença entre a minha “ficção” e a realidade que o Bushnell me veio demonstrar. Esta diferença pode significar estar dentro do green e utilizar o putter, ou ter de fazer uma aproximação de wedge. Pode também significar, numa pancada para um green com um lago a antecedê-lo, estar na água e ter de repetir a pancada. Estas são algumas das situações que podemos experimentar ao utilizar o ferro errado, mesmo que executemos um bom swing.
Nos ferros compridos então, veio-me mostrar a fragilidade que tinha (e ainda tenho) em termos de distâncias.
Todo o conhecimento que este aparelho me veio proporcionar em relação às minhas distâncias, a certeza com que me comprometo com as minhas pancadas, certo de que estou a utilizar o ferro correcto e a percepção visual que desenvolvi para as distâncias, veio contribuir para diminuir algumas pancadas no meu jogo. Claro que, quando o meu swing não está para me ajudar, não há Bushnell que me valha, mas é uma vantagem clara que não quero prescindir de ter no meu saco de golfe.

Mesmo que vá jogar um torneio em que não possa utilizar o meu Bushnell Tour V2, como são o caso dos torneios da Federação Portuguesa de Golfe, utilizo-o e tomo as notas que considero convenientes numa volta de treino.

O Bushnell Tour V2 com Pinseeker é um instrumento óptico de precisão laser para medida de distância e é a última palavra deste tipo de aparelhos. Emite um sinal de infravermelhos (invisível e não causa danos oculares). O microprocessador digital avançado e o chip ASIC (Circuito Integrado de Aplicação Específica) do Tour V2 produzem leituras instantâneas e precisas. A sofisticada tecnologia digital calcula instantaneamente as distâncias, medindo o tempo que leva cada sinal para ir do telêmetro até o alvo e voltar.
Mede distâncias entre 5 e 1000 jardas (4,571 m – 914,399 m), com leitura de distância à bandeira de 300 jardas (274,319m) +/- 1 jarda de erro (0,914 m).
Utiliza uma pilha de 3 volt de litium e vem acompanhado de uma bolsa de transporte.
As suas dimensões são 10,9 x 7,11 x 4,06 cm e pesa 187g. Com uma objectiva de 24mm, tem uma capacidade de ampliação de 5 x. Este aparelho pode ser utilizado à chuva.
A utilização do Bushnell Tour V2 é intuitiva e de fácil utilização e vai trazer vantagens inequívocas ao conhecimento do seu jogo.


O Bushnell Tour V2, já está disponível nas lojas Nevada Bob’s Golf. Experimente e vai ver que não se arrepende.




* Este aparelho está aprovado pela USGA para utilização em torneios (as versões com leitura de slope não são permitidas), desde que esteja autorizado na regra local e as comissões técnicas do Torneios, adoptem a regra local.


Boas tacadas!!!!!!
Fernando Serpa

Sem comentários:

Enviar um comentário