domingo, 21 de novembro de 2010

Driver e Madeira de Campo, como escolher a vareta certa?

Como escolher a vareta certa para o Driver ou Madeira de Fairway?

Para escolher a vareta certa para os seus tacos, se puder, deve optar por fazer um fitting. Só conhecendo a sua velocidade de swing, spin gerado, ângulo de lançamento da bola, entre outros elementos, pode ser aconselhado de qual a vareta (s) adequada (s) para si.

Mas caso não tenha possibilidade, ou não houver fitting days disponíveis em datas que lhe sejam convenientes, existem alguns princípios que se devem ter em consideração, na compra de material standard na loja. Vejamos o que se deve ter em atenção.

Driver – A vareta certa, deve ser o factor mais importante e decisivo no momento de efectuar a compra. Independentemente da marca da cabeça do Driver que mais gostar, a vareta adequada ao seu swing é o que determinará uma parte do êxito, na sua utilização. Se tiver um swing lento ou tendencialmente lento, procure uma vareta flexível (regular ou até sénior se for caso disso). Deverá ser “low kick” (quando pressionada dobra no final junto à cabeça do Driver), para lhe “ajudar” a por a bola no ar. Deve de associar essa vareta a uma cabeça de 10,5º, 11,5º ou até nalguns casos 13º. Não pense que mais “graus” de loft corresponde a menor “virilidade”, pois pelo que sei, ainda nenhum estudo o revelou. Quanto ao torque (torção da vareta sobre si mesma durante o movimento do swing), para um swing lento, o mesmo deve ser superior a 4,2º. A relação velocidade de swing/torque é fundamental, para não termos a sensação que estamos a bater com uma “barra de ferro”. Se tivermos uma velocidade de swing lenta e estivermos a jogar com uma vareta de torque 2,1º (como exemplo), vamos sentir uma dureza extrema nas mãos e não vamos conseguir distância.

Se for um jogador com uma velocidade de swing média ou média/rápida, já pode procurar uma vareta de Kick point Low/Mid ou Mid, torque entre 3,2º e 3,8º e possivelmente um loft entre 9,5º e 10,5º. Uma flexibilidade Stiff é já possivelmente nalguns casos, adequada.

Se pelo contrário for portador de um swing muito rápido, então pode certamente optar por uma vareta com um Kick Point Mid/High ou High, torque abaixo de 2,9º e de flexibilidade Stiff ou mesmo Extra-Stiff.

As senhoras têm neste caso a vida facilitada. As marcas oferecem normalmente uma versão Lady (L flex), com loft 10,5º, 11º, 12 ou 13º (em casos excepcionais alguns fabricantes chegam a produzir Drivers com 15º, para ajudar as jogadoras iniciadas), de torque mais elevado (acima dos 4,5º), com uma grande flexibilidade e de Kick point Low. Contudo, algumas jogadoras de swing mais rápido, podem e devem considerar uma vareta de flexibilidade Sénior ou mesmo Regular, se a mesma melhor se adaptar ao seu swing.

Hoje em dia, os fabricantes de varetas, estão a produzi-las um pouco mais leves. Desta forma, os jogadores executam o seu swing um pouco mais rápido, gerando uma maior velocidade da cabeça do Driver no momento de impacto na bola, obtendo como resultado, maior distância.
Esta é já hoje uma tendência que os fitters estão a optar para melhorar a performance dos jogadores e que se já se está a instalar entre os profissionais do Tour.

Estes princípios básicos que enumerei e que deve de ter em conta, quando vai a uma loja comprar um Driver sem ter feito um adequado e apropriado fitting, são princípios/indicações, que visam ajudar a minimizar o erro na escolha. Estes princípios podem não se adequar a todos, pois haverá sempre jogadores, que apesar de se enquadrarem num dos perfis que tracei, por razões e particularidades do seu swing, não se encaixam nas indicações apresentadas.

Madeira de Fairway – basicamente aplica-se o mesmo principio que no Driver. Quanto menor for a velocidade de swing, mais flexível e leve deve ser a vareta, com Kick Point Low. Quanto mais rápido for o swing, maior rigidez pode ter a vareta, menor torque e um Kick Point Mid/High. Nas madeiras de Farway encontramos lofts desde 13º (madeira 3+) até 19º (madeira 5), podendo encontrar madeiras 7, 9 e 11, para jogadores que tendo alguma dificuldade em jogar ferros compridos, optam por madeiras de loft mais elevado, para colocar melhor a bola no “ar”.

Espero que estas indicações possam ajudar a uma escolha mais acertada. E nunca se esqueça, O material, deve de ser adaptado ao seu swing. Nunca o seu swing, se deve adaptar ao seu material”.


Boas tacadas!!!!!!

Fernando Serpa

Sem comentários:

Enviar um comentário