quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Treine o putter com PathFinder !

PathFinder (by Henri Reis)
Consulte a apresentação em PDF no final deste artigo.

Hoje joguei bem. Fiz um bom 'score'. Fiquei obviamente satisfeito, e enquanto conduzia no regresso a casa, vinha-me à cabeça o jogo que tinha feito. Mas o que fiz de diferente, que me permitiu fazer este bom resultado?


Drive no meio da 'pista' (como os golfistas costumam dizer), segundo shot no green ou perto, para chip e putt. Pareceu-me fácil.
Mas a diferença hoje, foi realmente o putt. Tudo entrava. O putter foi o taco mais importante do meu saco (não é sempre?).
E o que fiz ultimamente, que me permitiu baixar a média de putts por volta? É verdade que treinei mais, mas no passado também treinava. O que está a fazer a diferença?


Não sou adepto de 'gadgets' para treinar. Quando vejo as publicidades sobre aparelhos/engenhocas para treino de putts, soa-me a 'banha da cobra'.

O ano passado no 'Portugal Master' estive a observar alguns jogadores do European Tour no putting green a treinar. Alguns estavam a utilizar o 'PathFinder'. Fiquei curioso e disse para mim: 'Se eles treinam com este aparelho, provavelmente é porque dá resultado'.
Decidi experimentar. Não sei se conhecem, mas é um sistema simples de treino de putting.



'PathFinder'

Fácil de transportar no saco de golfe, fácil de montar e fácil para treinar. O sistema consiste numa base com um pequeno espelho (ao address temos de ver os nossos olhos no espelho, pois é sinónimo de posicionamento correcto) e seis pinos para serem colocados alinhados (2 à frente, 2 ao meio e 2 atrás).


Todos nós temos formas diferentes de 'puttar', mas existem fundamentos básicos para o fazer de forma consistente e correcta.


Olhos em cima da bola, movimento de 'backswing' a direito, com 'frontswing' a direito. No momento do contacto com a bola, a face do putter deve estar alinhada e assim garantimos o resultado pretendido. Para treinar este movimento com o 'PathFinder' e sistematizarmos este movimento, deveremos colocar os pinos a uma distância que permita passar a cabeça do putter (sem muita folga) de forma a passarmos entre os mesmos sem lhes tocar e assim ganharmos memória muscular para este movimento. Assim, treinando este movimento, vamos conseguir no decorrer do nosso jogo e sobre pressão, fazer o putt para salvar o par, ou mesmo fazer birdie.


Existem jogadores que têm um movimento de backswing no putter interior (que vem para dentro), gerando assim um movimento de frontswing também interior (para dentro da linha), sendo que no momento do contacto com a bola, a face do putter está square (alinhada). O PathFinder permite-nos também treinar e sistematizar este movimento interior/interior, colocando os pinos de forma a fazer este “desenho” de movimento.


Juntamente com o PathFinder, vem o 'triângulo de alinhamento', que permite, após nos colocarmos à bola, verificar se estamos bem alinhados com a linha que queremos 'fazer' ao jogar a bola. Coloque-se à bola, ponha (após alinhar o putter) o 'triângulo de alinhamento' em frente à face do seu putter e, verifique se o triângulo está alinhado com a linha que quer utilizar para fazer a sua bola 'viajar' até ao buraco. Um alinhamento deficiente, é muitas vezes uma das razões para muitos putts falhados.


'triângulo de alinhamento'

Este sistema é simples, eficiente e ajuda-nos a sistematizar o movimento pendular e melhorar o alinhamento. Depois, é só sentir a velocidade do green e ajustar o balanço / pressão no grip/ intensidade da pancada.

Foi esta a razão que me fez baixar o meu score. Desde que comecei a treinar com o PathFinder melhorei muito o meu putting. Aqueles putts de 2 metros para dentro, que me deixavam nervoso, são agora mais fáceis de concretizar.

Você também pode melhorar. Eu treino com PathFinder e posso comprovar. Resulta!

Boas tacadas!!!!!!


Fernando Serpa

Sem comentários:

Enviar um comentário