quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Ferros Titleist AP1 e AP2 ! (Para recordar. Escrito e publicado em Junho de 2009)

Antes de emitir a minha opinião sobre estes ferros da Titleist, quero deixar claro, que tal como penso que um árbitro de futebol deve dar a conhecer a sua “cor” clubista, não devendo por isso ser posta em causa a sua isenção e imparcialidade na análise dos lances, também eu, devo dar a conhecer qual a marca de ferros que escolhi para jogar. A Titleist. Não me considero por isso condicionado de forma alguma quando escrevo, pois esta era a marca com que jogava antes de começar a escrever artigos de opinião e que continua a ser uma marca que me acompanha.


De uma forma geral, a Titleist sempre foi reconhecida como uma marca de excelente qualidade e cujo material era para ser jogado, por bons jogadores em virtude das suas características. Esta ideia foi-se claramente instalando no meio golfista.
Contudo, a Titleist nos últimos modelos que tem lançado para o mercado, deixa notar uma certa preocupação em “abrir” a sua gama a um mais vasto leque de jogadores.


Os set’s de ferros Z Blend Forged e os Z Muscle Forged da Titleist têm características que se encaixam em perfis de jogadores mais dotados tecnicamente. Os AP1 e AP2, embora similares na imagem, são distintos. Vêm não só abranger os jogadores mais evoluídos tecnicamente, como também servir quem, está em evolução.
Oferecem ambos mais tolerância e facilidade de utilização em pancadas descentradas que os Z Blend e Muscle Forged, sendo que nesse aspecto os AP1 são claramente os mais “fáceis” de bater.


Do ponto de vista das características técnicas o que diferencia os AP1 dos AP2 é o maior offset, em média 1º grau a mais de bounce, 1º grau de loft a menos nos ferros altos e 2º graus a menos no ferros médios/curtos, que caracterizam os AP1. Os AP2 são forjados enquanto os AP1 são Cast.

A Titleist caracteriza assim, os seus dois modelos em análise:





Mas passo a descrever o meu contacto com os AP1 e AP2.

O meu primeiro contacto com os AP1, foi no dia em que chegou à loja Nevada Bobs Golf do Estoril o 1º Set de ferros (em 2008). Eu e um amigo, fomos à loja e ficámos encantados com os AP1 (os AP2 ainda não tinham chegado). O seu design era lindíssimo e ao address “encaixavam” na perfeição. Fáceis de bater, de colocar a bola no ar. Para mim, que levanto muito a bola, as varetas de aço de série True Temper High Luncher, não eram as mais adequadas, mas são certamente uma excelente opção, para quem necessita de conseguir um voo de bola alto (existe sempre a opção de comprar este set com outro tipo de varetas). O contacto com este Set no campo, foi excelente e surpreendente. Fáceis de jogar, de colocar a bola no ar e com possibilidade de se “trabalhar” a bola (fazer Fade e Draw). Qualquer jogador com a vareta certa, tira deste Set, muito prazer ao jogar. Uma vasta oferta de varetas em aço e em grafite, está também disponível sobe encomenda.


Os AP2, com o seu toque de forjado, cabeça mais pequena e menor offset, adaptam-se melhor a handicaps médios/baixos e baixos (São os meus preferidos). Os AP2 proporcionam mais que os AP1 a possibilidade de se “trabalhar” a bola, embora com os AP1 se consiga também levar a cabo essa tarefa.
Equipados com varetas de aço True Temper ou Rifle Precision Project X Flighted, são também oferecidos com outras opções de varetas de aço e um vasto leque de varetas de grafite.


Jogando com qualquer um destes modelos, com o qual se adaptar melhor ao nosso nível de jogo, podemos desfrutar de uns ferros que nos dão um excelente feedback, nos agradam ao address e acima de tudo (quer queiramos, quer não, todos somos um pouco vaidosos), podemos jogar com Titleist. Sendo que os AP1 são mais tolerantes nas pancadas descentradas, quando fizermos a nossa opção entre os dois modelos, devemos ter em conta esse factor.


Como alguém me disse um dia, quando o questionei sobre o facto de ser um jogador de excepção e jogar com ferros tolerantes: “ Eu preciso de ferros fáceis para os dias difíceis, pois nos dias bons, jogo com qualquer tipo de ferro”.
Eu próprio cheguei também a essa mesma conclusão, o que na altura me fez trocar os meus ferros, por uns mais tolerantes. Os benefícios foram evidentes.


Os AP1 e AP2 oferecem-lhe as duas opções. Seja qual for o seu nível de jogo, encontrará nestes dois modelos uma opção muito válida. Eu encontrei.


Boas tacadas!!!!!!


Fernando Serpa

Sem comentários:

Enviar um comentário