segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

9 Buracos com … Campeão Nacional Amador 2009 - Ricardo melo Gouveia*


Estive com o Campeão Nacional Amador 2009, Ricardo Melo Gouveia, para jogar 9 buracos e aproveitar para o dar a conhecer melhor, através das perguntas que lhe coloquei em cada um dos tees do magnífico campo de Golfe Laranjal – Quinta do Lago.

Além de aproveitar para agradecer ao Director do Campo, Sr. Nuno Gonçalves, por nos permitir a utilização do mesmo, para a realização deste artigo, quero deixar como nota pessoal, que este campo que eu não conhecia é “ESPECTACULAR”. Desde a simpatia e profissionalismo do staff, ao estado imaculado do campo, tudo serve para ficarmos com uma impressão extremamente positiva. Greens de dimensão fora do comum, para o que é habitual encontrámos nos campos portugueses, o que faz com que os golfistas tenham de puxar pelo seu melhor jogo, para conseguirem bons resultados. Farways irrepreensíveis, e roughs densos e exigentes, fazem desde campo um teste ao que de melhor temos para dar. Uma visita a este campo é obrigatória.

Ricardo Melo Gouveia, nasceu em Lisboa a 6 de Agosto de 1991. Actualmente a residir em Almancil, este jovem jogador do Clube de Golfe de Vilamoura tem um curriculum exemplar. Desde a obtenção do seu título de Campeão Nacional em 2001 na categoria Sub 12, à sua mais recente conquista, o título de Campeão Nacional Amador em 2009, constam títulos de Campeão na categoria de Sub 14 em 2003, Campeão Sub 14 por equipas em 2004, Campeão Nacional Sub 14 em 2005, assim como Top 20 no Internacional Amador da Republica Checa e Top 20 no Campeonato Belga Júnior Sub 21, em 2006. Em 2008 ganha também a Taça da Federação Portuguesa de Golfe. Estes são alguns dos muitos resultados obtidos por Ricardo Melo Gouveia, nesta sua curta, mas bem recheada, carreira no Golfe.
Além desde palmares digno de registo, não quero também deixar de salientar, que este jovem, surpreendeu-me pela maturidade, humildade e princípios, que parecem reger a sua vida pessoal e desportiva. Estas são características que além de o ajudarem a ter sucesso na sua vida pessoal, vão também ser determinantes, na obtenção de resultados de sucesso na sua vida desportiva.

Jogámos 9 buracos no Laranjal – Quinta do Lago (os primeiros 9 buracos deste campo dos tees pretos), com Ricardo Melo Gouveia e apurámos o resultado que mostramos no cartão (ver foto do cartão de resultados). Quem se mete com o Campeão Nacional Amador, tem o que merece!!!!!!!!

Em cada tee, formulámos uma questão a Ricardo Melo Gouveia:

Tee 1. O que tem no seu saco e porquê?

. Driver Rapture V2 com 10,5º de loft, com vareta Mitsubishi Rayon Diamana Blue 63  X-Stiff;
. Farway wood nº 3 16º Rapture V2, com vareta Mitsubishi Rayon JAVLNFX Stiff;
. Híbrido Rapture V2 18º de loft, com vareta Mitsubishi Rayon JAVLNFX Stiff;
. Set ferros Ping S57 3-9, com varetas aço True Temper S300;
. Wedges Ping Tour-W de 47º bounce 10º , 52º bounce 12º e de 58º bounce 8º;
. Putter Ping Redwood Anser (black) 34”;
. Bola Titleist Pro V1x;
. Roupa e sapatos Adidas;


A razão pela qual jogo com estes tacos, é porque sempre gostei dos tacos Ping e surgiu a possibilidade de ter o patrocínio da marca. Jogo sempre com Ping.
A nível de roupa e sapatos, gosto muito da Adidas, pois é confortável e surgiu-me a possibilidade de ter o patrocínio da marca através do seu responsável em Portugal.



     Tee 2. O que é para si uma boa partida de golfe (social ou competição)?

Para mim uma boa partida de golfe é de Competição, pois consigo-me concentrar mais. Numa partida de golfe Social, sempre tive mais dificuldade em me concentrar. Sem dúvida para mim é uma partida de Competição.

Tee 3. Quais os critérios de escolha do material com que joga?

Para mim, a minha escolha sempre foi feita mais à base do “feeling”. Quando vejo o material, é determinante se gosto da cabeça do taco, do seu desenho. È sempre mais o “feeling”, que outros aspectos, o que me leva a fazer a minha opção.



Tee 4.  Strokeplay, matchplay ou stableford?

Eu escolho Strokeplay porque é a forma mais justa de se jogar este jogo, mas também adoro jogar Matchplay, pois acho fascinante jogar contra um adversário. Mas sem dúvida Strokeplay, pois é a maneira mais justa de se jogar golfe.

Tee 5. Qual é na sua opinião a importância do fitting no golfe?

O Fitting hoje em dia é extremamente importante. Com a tecnologia que está disponível, com a quantidade de varetas, tacos, que temos à disposição, acho que pode ser decisivo numa volta de golfe. Pode ser a diferença entre uma boa e má volta. Acho importante se ter os tacos/varetas adequados a cada jogador.



Tee 6. Sobre pressão no golfe, como age ou reage?

Sobre pressão, ajo. Nesses momentos prefiro parar um pouco, relaxar, respirar fundo. Tentar que a minha respiração esteja normal de novo e só depois vou para o shot.


Tee 7. O que aconselha a quem se está a iniciar no golfe?

Aconselho que se divirta ao máximo neste desporto. Que não se deixe enervar ou irritar, pois o golfe deve de ser levado com calma. Isso é o mais importante para quem começa no golfe.

Tee 8. Qual foi até hoje, o seu melhor shot?

Foi na Alemanha no German Boys, um ferro 4 que mal saiu, vi que tinha sido um shot maravilhoso, que entrou e me deu um “Hole-in-one”. Não é uma coisa que aconteça todos os dias.

Tee 9. Que material aconselha comprar, a quem se está a iniciar no golfe?

Eu acho que hoje em dia qualquer marca tem tacos ideias para iniciados. Mas para mim, sempre achei que a Callaway era a marca que tem tacos ideias para quem começa a jogar golfe. Ferros de sola mais grossa, mais fáceis.

Pergunta “Mullingan”. Quando joga com amadores, qual o erro mais frequente que os vê fazer?

O erro mais comum que vejo fazer, na minha opinião é um jogador perder a cabeça por falhar um shot. Isso só leva a que nos prejudiquemos no shot seguinte. Acho que se deve rectificar esse erro, olhando para o comportamento dos profissionais de topo.



Procurámos e esperamos ter dado a conhecer um pouco deste jovem, Campeão Nacional Amador 2009, que se tem vindo a destacar no panorama do Golfe Nacional. Mais do que uma promessa, é já uma certeza do Golfe Nacional.
Em período de reflexão sobre o seu futuro no Golfe, faço votos para que continue a mostrar o seu excelente golfe cá dentro e lá fora.

Foi um prazer conhecer este jovem.

Ficaremos atentos ao seu futuro..

Boas tacadas!!!!!!
Fernando Serpa
*escrito e publicado em 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário