sábado, 18 de dezembro de 2010

Driver Callaway DIABLO OCTANE Black

“Quando tudo já parecia inventado…”


Existem 3 aspectos que normalmente procuramos num Driver. Formato da cabeça (em gíria de golfista “que se senta bem no address“), distância e precisão.
É natural que queiramos um equipamento que nos agrade do ponto de vista visual, pois quando nos preparamos para efectuar a pancada, temos de gostar do que vemos, sendo que contribui também para o factor confiança, tão necessário para uma boa execução do swing.
A distância é um factor preponderante, especialmente para nós homens. Para a nossa natureza/masculinidade, a distância é fundamental. Talvez por isso é que, como alguém há pouco tempo me dizia, as senhoras andam mais no meio do Fairway e quando erram, nota-se menos. Não quero com isto dizer que a distância não é importante. Claro que é, especialmente em certos campos com pares 4 acima dos 400 metros, onde tudo o que pudermos conquistar com o shot de saída, é bem-vindo para o 2º shot.
Precisão. O factor quanto a mim mais importante, se bem que sempre associado à distância.

A Callaway, com o seu novíssimo Diablo Octane Black vem satisfazer estes 3 aspectos tão importantes.

1.Formato e material usado na cabeça do Driver (design e materiais utilizados) – Ninguém tem dúvidas que a Callaway Golf é uma das marcas que mais investe em investigação e desenvolvimento de novos produtos. Na Paris Motor Show em 2010, a Callaway e a Lamborghini anunciaram o início de uma parceria estratégica, onde o “Forged Composite” (material pelo qual a Callaway substituiu o Titânio) foi o elemento chave para o início desta parceria. Ambas as companhias partilham desde há muito tempo, os seus estudos e conhecimentos, na procura de materiais mais resistente e mais leves, para incorporação nos seus produtos. Este “Forged Composite”, é actualmente usado por ambas as empresas nos seus produtos. A Callaway no seu Diablo Octane Black e a Lamborghini no seu novíssimo bólide, o Sexto Elemento supercar (6º elemento, porque o Carbono é o 6º elemento da tabela periódica).
Numa breve explicação sobre o que é este novíssimo material utilizado na coroa do Diablo Octane Black (coroa que representa 33% da massa total da cabeça), o “Forged Composite” tem 1/3 da densidade do Titânio, maior dureza e resistência, em resultado das fibras “turbostratic(500.000 intertwined turbostractic fibers per square inch).
A introdução do “Forged Composite” no Diablo Octane Black, marca a estreia do material mais leve e resistente que a Callaway alguma vez utilizou, na construção do seu material de golfe.
O design desta cabeça, o seu acabamento em preto e um holograma cuja sua separação, cria a linha central de alinhamento, são a “cereja no topo do bolo”;

2.Distância – A utilização deste novo material, ao ser mais resistente, mas acima de tudo mais leve, permitiu à Callaway conjuntamente com a utilização de uma vareta mais comprida (Vareta de Grafite Project X como standard, com comprimento de 45,5”), seja na versão standard de 460 cc, ou na versão Tour , que apresenta uma cabeça ligeiramente mais pequena e com a face aberta 1º. A versão de senhora também estará disponível, nas especificações que abaixo apresento.
Naturalmente, ao reduzir significativamente o peso na coroa do seu novo Driver e ao utilizar uma vareta um pouco mais comprida, vai fazer com que o jogador consiga imprimir uma maior velocidade na cabeça do Driver, com um consequente aumento de distância (um aumento cerca de 4,5 metros de distância em relação ao Driver Callaway Diablo Edge);


3.Precisão – Para fechar o ciclo, necessitamos saber se a estética e tecnologia usadas, conjuntamente com a consequente distância extra obtidas, nos pode oferecer precisão. Essa é no fundo, tal como comecei por dizer no início deste artigo, a questão que conjugada com o factor distância, é para todos quantos jogam golfe, a mais importante.
Todos queremos bater longe, mas como costumo dizer na brincadeira, também queremos encontrar a bola. Se a encontrarmos no centro do fairway, então ainda melhor.
A utilização deste novo material na coroa do Driver, veio diminuir significativamente o peso dessa área, possibilitando assim, um reposicionamento do Centro de Gravidade e do MOI (Movimento de Inércia) de uma forma mais precisa, promovendo assim uma trajectória de bola mais consistente e certeira.


Especificações do DIABLO OCTANE BLACK:



Tudo o que anteriormente escrevi, é a descrição do trabalho que a Callaway desenvolveu, para obter este novo produto.
Nós jogadores de golfe, queremos é saber se na prática isto realmente funciona assim.
Para tal testei o Diablo Octane Black no campo onde normalmente jogo (Aroeira), para aferir se realmente obtinha como feedback, tudo aquilo que esperava dele. Para conseguir ser mais abrangente na análise a este Driver, pedi a 2 amigos jogadores de golfe com handicaps superiores ao meu, que igualmente testassem o Octane Black e me dessem as suas opiniões.

Da minha parte, posso garantir que consegui acima de tudo, precisão. E não no sentido que usamos de ser um Driver que “perdoa”, mas acima de tudo, porque é fácil de utilizar, generoso para com os shots menos conseguidos e transmite com a vareta standard Project X, uma agradável resposta às nossas mãos. Do ponto de vista estético, eu gosto muito da cabeça preta e do seu formato ao address, mas gostos não se discutem e pode haver sempre alguém que gostaria de ver algo diferente. Mas penso que vai ser consensual.





Quanto aos meus parceiros, as opiniões foram coincidentes com a minha. Facilidade na utilização, precisão e distância extra em relação aos Drivers com que habitualmente jogam, foram os adjectivos utilizados.
Parece-me que arranjei um problema a estes amigos que gentilmente se predispuseram a partilhar as suas opiniões sobre o novíssimo Driver da Callaway. Será que não vão trocar os seus Drivers por este Octane Black?

No caso de querer saber um pouco mais em detalhe e de uma forma mais técnica o que a Callaway tem para dizer sobre este Driver, aconselho uma visita a http://www.callawaygolf.com/ .

Até ao próximo mês e boas tacadas!!!!!!

Fernando Serpa



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