segunda-feira, 12 de novembro de 2012

O MAIS COMPRIDO DO MERCADO? Mentiroso sou eu e não conto dessas ...




Pelo trabalho que desenvolvo na área dos fittings e dos artigos de opinião sobre equipamento de golfe, onde testo todo o equipamento disponível no Mercado Nacional (e não só), recebo muita informação (uma privilegiada, outra de acesso público) das principais marcas de golfe mundiais.
Nesta altura do ano, as marcas começam a levantar a ponta do véu sobre o que vão ser os seus produtos 2013. Algumas novidades são mesmo lançadas por antecipação em Novembro/Dezembro de 2012.
Decidi escrever este texto, porque ainda hoje recebi informação de uma das principais marcas de golfe mundial, a anunciar o seu novo Driver 2013, como o mais longo do mercado. Ao ler o e-mail e ver o vídeo, pus-me a pensar que a forma comunicacional encontrada pela marca em questão estava muito bem estruturada e levaria os golfistas mais consumistas, ávidos de mais uns metros (mesmo sacrificando a precisão) a comprar, logo que chegue às lojas.
Eu sigo o lema de “quando a fartura é grande, o pobre desconfia”. Se eu colocar 5 Drivers das 5 principais marcas de golfe, todos com a vareta standard que os equipa de fábrica e com o mesmo loft, regulados neutral (para o caso de alguns terem regulação de hosel) e os colocar num robot, regulado à mesma velocidade de swing, para que nenhum factor varie no teste, posso garantir que o Driver que neste teste projecte a bola mais longe, é o mais comprido? Posso dizer que é o mais comprido para a velocidade de swing programada, mas os resultados seriam diferentes se eu testasse com mais ou menos velocidade de “swing”, pois o comportamento das varetas também se alterava.
Pois bem, o que quero alertar aos golfistas/consumidores de tacos de golfe, é que seja qual for o Driver, de qualquer marca ou modelo, só após uma cuidadosa análise da relação cabeça/vareta, poderemos aferir se o mesmo vai ser realmente o Driver mais comprido do mercado, mas para “NÓS”. Isso é o que realmente importa.
É certo que as marcas de golfe pretendem vender o maior número de tacos standard nas lojas, muitas das marcas com a possibilidade de afinação, dizendo que com essa possibilidade o jogador poderá “afinar” o Driver às suas especificações. Mas se só isso chegasse, os tacos sem possibilidade de afinação não serviam aos jogadores? A vareta é o “motor” de um taco e a prova disso, é que se colocarmos 2 varetas distintas na mesma cabeça, obtemos comportamentos distintos.
Nesta época que se avizinha, onde o consumo está bem presente, caso vá mudar de Driver, Madeiras, Híbridos, Ferros, Wedges ou Putter, faça previamente um fitting e compre material adequado às características do seu swing.
Até pode ser que a marca ou marcas que se anunciam como as detentoras dos Drivers mais compridos do mercado tenham razão no seu “caso”, mas na maior parte das vezes não vai ser assim.
O que realmente importa num Driver ou noutro taco novo que as marcas lançam para o Mercado, é verificar se as alterações, modificações, inovações introduzidas, no novo ou remodelado modelo, são uma mais valia para as especificações do nosso swing, se vão de encontro às nossas necessidades e se acima de tudo, nos trazem um beneficio claro e inequívoco ao jogo. Quantas vezes já  ouviram alguém dizer “tinha um driver que batia tão bem, agora comprei este novo da marca X e perdi distância e consistência"?

Quando pedir ao “Pai Natal” um Driver ou taco novo, peça-lhe também um fitting para que o seu golfe em 2013 seja realmente melhor.

Boas tacadas!!!
Fernando Serpa

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