quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

A importância dos Grips!



O grip de um taco de golfe, tem uma importância maior do que aquela que à primeira vista lhe atribuímos.

Além de óbviamente servir para segurarmos o taco (fazer o grip correcto) e possibilitar com isso  efectuármos o swing confortávelmente, tem uma interação directa com o movimento de passagem das mãos no momento do contacto do taco na bola.
Devemos sempre que adquirimos qualquer peça de equipamento para o nosso saco de golfe, desde o Driver, passando pelas Madeiras de Campo, Híbridos, Set de Ferros, Wedges e mesmo o  Putter (sim, o Putter e já explico porquê), fazê-lo tendo em conta o tamanho do grip correcto para o tamanho das nossas mãos (Standard, Mid-Size, Jumbo, etc) e também, tendo em consideração a textura e aderência que melhor serve o nosso gosto pessoal.

No Driver, Madeiras, Ferros e Wedges, o tamanho da nossa mão determina qual o tamanho de grip que devemos ter nos nossos tacos. Qualquer loja de golfe que tenha pessoal especializado e formado para o efeito, aconselhará qual o tamanho "ideal", tendo em conta a distância da ponta dos dedos em relação à base do polegar, depois de fazer o grip com a mão esquerda (caso seja dextro).
Mas esta análise é muito simplista. No caso de jogadores que têm dificuldade em ter uma acção de passagem de mãos "ideal" no momento do impacto do taco na bola, por vezes é preferível um grip um pouco abaixo das dimensões "ideiais" para o tamanho da sua mão, para que com isso se possa potenciar a acção desejada de mãos. Já pelo contrário, um jogador com uma acção de mãos exagerada, pode beneficiar de 1 ou 2 voltas de fita extra debaixo do grip, de forma a que possa diminuir um pouco essa mesma acção.

Além da questão do tamanho ideal e recomendado para cada jogador, existem cuidados básicos que se devem de ter com os grips dos nossos tacos, que nem sempre verificamos.
Secar bem os grips depois de jogar em dias de chuva. Lavá-los com um pouco de água morna com sabão neutro e depois secá-los bem, para evitar que se tornem escorregadios e durem mais. Os grips são tão importantes como as varetas e as cabeças dos tacos e por isso mesmo, devemos de lhes atribuir a importância devida.

Por fim o grip de Putter. Este assunto é para mim muito querido, pois é uma área a que tenho dedicado bastante tempo de análise e estudo.
Na generalidade dos jogadores (profissionais ou amadores), no movimento de swing no putter, um dos principais problemas é a acção excessiva da mão direita (no caso de esquerdinos a mão esquerda) no front swing. Um grip mais largo, ajuda a minimizar esssa acção excessiva, possibilitando que o movimento de ombros seja o motor principal para um impacto na bola enquadrado, tendo como resultado um sólido rolar de bola, na direcção desejada. Claro que se escolher mal a linha, não é culpa do grip!
Hoje  em dia, vemos cada vez mais jogadores do Tour Americano e Europeu a usar grips de putter Mid-Size, Large e Jumbo, pois é cada vez mais consensual que pode ajudar imenso no movimento de swing com o Putter. Não podemos alhear o factor gosto pessoal, pois haverá decerto jogadores que não se sentem confortáveis com grips de Putter largos e alegam perder sensibilidade na pancada. Mas gostos não se discutem.

Espero com este texto ter ajudado a clarificar um pouco mais, sobre  a importância dos grips neste jogo que tanto nos apaixona e vicia.

Boas tacadas!

Fernando Serpa

Sem comentários:

Enviar um comentário