segunda-feira, 30 de setembro de 2013

LAMBDA 2013!

Sapatos de Golfe


2013

Qualidade e design Made in Portugal!

Cheguei à conclusão nestes anos em que jogo golfe e me movimento no meio, que infelizmente grande parte dos jogadores não liga muito à indumentária e ao calçado que usa quando vai jogar. “Qualquer coisa” serve para jogar, porque é para estragar no campo. Esta é a sensação com que tenho ficado ao longo do tempo, excepção feita aos jovens praticantes que vão sendo um pouco mais vaidosos e se vão vestindo melhor, talvez fruto dos jovens jogadores do Tour que os influenciam (Ricki Fowler e Ian Poulter entre outros). Estar em campo a jogar golfe não é só um desporto, mas sim uma atitude e um estilo de vida. Não estou no golfe há tantos anos assim, mas pelas fotos e filmes que nos vão chegando de tempos idos, o dressing code era algo muito importante. Não devemos deixar perder os velhos, mas bons costumes. Não são eles que afastam as pessoas do golfe, certamente.

Posto isto e tendo deixado marcada a minha posição quanto ao que penso da forma de nos apresentarmos em campo (não se pense com isto que não sou adepto das novas tendências no golfe, onde a cor e o design predominam), não posso deixar de introduzir a temática dos sapatos de golfe e em particular dos sapatos de golfe LAMBDA.
Como sou vaidoso e privilegio o conforto, os meus sapatos de golfe têm de ser bonitos, leves e muito cómodos/confortáveis. Mas mais que tudo, o que eu não quero mesmo, é acabar de jogar uma partida de golfe e ter os pés húmidos, já para não dizer molhados.
O simples facto de jogar numa manhã de verão com os roughts molhados pela rega (nem preciso falar dos dias de Inverno com chuva) e sentir a humidade a passar para dentro dos sapatos ficando com os pés molhados, é sinónimo de umas horas mal passadas a fazer o sacrifício de acabar a partida, para não deixar os parceiros sozinhos.


Outros factores influenciam a minha escolha nos sapatos de golfe. A estrutura do sapato, assume particular importância, não só pela estabilidade que tem de proporcionar na transferência de peso durante o swing, mas também para não se deformar com a utilização. Quando refiro que privilegio o conforto, todos compreendem certamente o que quero dizer. Quem já não comprou uns sapatos de golfe, que depois de utilizar se arrependeu por terem a pele demasiado rija e necessitarem de um bom par de voltas para finalmente se “fazerem ao pé”? O jogo de golfe e todas as suas nuances, já são sobejamente exigentes, para lhes juntarmos um mal-estar provocado por uns sapatos desconfortáveis, que “metem” água e que não aliam a tudo isto a beleza que este jogo pede no dressing code.



A marca LAMBDA, oferece nos seus modelos tudo aquilo que quero num sapato de golfe. Confortáveis, leves, de imagem clássica mas com um ar moderno e fashion, proporcionam-nos jogar os 18 buracos com os pés secos e descansados. Após utilização intensiva posso afirmar que não deformam, a pele é muito resistente, mas macia e não deixaram entrar água/humidade para os meus pés.




Do ponto de vista técnico, a sola de borracha laminada (futuramente modelos em sola de couro serão incorporados na gama) apresenta grande flexibilidade. O sapato é revestido em pele “hidrofogada” com processos próprios para calçado de golfe por fora, e é todo forrado a pele de vaca por dentro. Este sistema de “hidrofogação” repele a água impedindo o que seria de esperar, que esta absorvesse e transportasse a água através das suas fibras, garantido assim uma maior impermeabilização.
Entre a pele que reveste o sapato e a pele do forro interior é aplicada uma membrana respirável que permite o fluxo de humidade no sentido de dentro para fora mas não no sentido inverso, garantindo o que vulgarmente se chama calçado “waterproof”. Por dentro do sapato onde apoia o pé têm uma palmilha de conforto em latex forrada na mesma pele de vaca do forro, latex esse que absorve o impacto do calcanhar e aconchega o pé no seu movimento normal de caminhar. Na sola são aplicados receptáculos para receber spikes, tipo parafuso. Nos acabamentos então, faz-se notar a diferença. O logótipo em metal aplicado no salto, vem coroar um produto de altíssima qualidade e dar-lhe aquele toque especial.

Recentemente a LAMBDA introduziu alterações nos seus sapatos de Golfe. As principais diferenças entre os novos e os anteriores modelos, dizem respeito ao sistema de construção do sapato, mais concretamente ao seu interior. Agora, tanto o forro como a membrana impermeável formam uma espécie de meia ou saco que envolve todo o pé do jogador. Este sistema permite uma maior resistência/durabilidade à entrada de água, assim como uma melhoria no conforto sentido pelo jogador. Além deste novo sistema, a marca apresenta em 2013 uma nova colecção, que é uma combinação entre a habitual construção clássica com uma aparência mais moderna e colorida, tentando criar um paralelo entre o clássico e a moda. A LAMBDA apresenta uma colecção de homem com uns padrões (tartan) que recordam os tecidos e padrões clássicos Escoceses e a sua relação com o golfe. Para senhora, a marca oferece uma colecção com padrões mais coloridos e vivos que certamente vão agradar às jogadoras de golfe.



A empresa que fabrica estes magníficos sapatos de golfe, é PORTUGUESA (da zona de Lousada) e chama-se LAMBDA & OMEGA. Além de todos os atributos deste magnífico calçado, o facto de serem produzidos por mãos Portuguesas, exacerba o meu sentido patriótico e faz com que calçar estes sapatos seja ainda mais agradável.

Por curioso que pareça os sapatos LAMBDA ainda têm mais reconhecimento a nível Internacional que Nacional. A prova disso é a grande penetração com os seus produtos nos mercados Asiáticos, do norte da Europa e Estados Unidos. A presença nas Feiras de Golfe de Madrid e Orlando, são prova disso e revertem para a LAMBDA & OMEGA um feedback muito positivo acerca dos seus produtos, abrindo-lhes portas para novos mercados.
A LAMBDA oferece uma vasta gama de modelos para homem e senhora. Como complemento da sua gama de sapatos, a LAMBDA tem também, alguns modelos de cintos que ligam em perfeição com a sua gama de calçado de golfe. O preço dos seus sapatos é na minha opinião adequado à qualidade do produto que oferecem.
Pode comprar os produtos da marca directamente no site da LAMBDA na Internet: www.lambda-golf.com , ou em lojas da especialidade. A distribuição em Portugal e Espanha é actualmente da responsabilidade da empresa Farol, que também distribui outros produtos de golfe de grande qualidade.

Confesso que apesar de encontrar noutras marcas de referência no calçado de golfe, modelos que me satisfazem, fiquei fã da LAMBDA. Calce uns sapatos de golfe LAMBDA e seja mais um fã desta magnífica marca.



PS: Deixo sempre um conselho quando falo de sapatos de golfe, para o/a ajudar a conservar e mantê-los em excelentes condições por mais tempo. Se jogar vários dias seguidos, deve ter mais de um par de sapatos de golfe. Antes de os voltar a utilizar, deve deixar secar convenientemente. Limpe e acondicione os seus sapatos de golfe em lugar seco e arejado. Assim, prolongará por mais tempo, não só a vida útil do seu sapato, como as características que o fazem ser “waterproof”.



Boas tacadas!!!!!!

Fernando Serpa



1 comentário: