terça-feira, 12 de abril de 2011

Madeiras de Fairway! Que lofts usar?


Tenho enquanto Fitter, realizado ao longo dos últimos 2 anos imensos Fittings, aos mais variados tipos de jogadores. Profissionais, Amadores de Alta-Competição, assim como Amadores dos mais distintos handicaps e capacidades. Fruto desse trabalho, deixo aqui algumas considerações a ter em conta, quando colocar uma Madeira de Campo no seu saco.

As Madeiras de Campo, são peças fundamentais no nosso saco de golfe, pela sua utilização no Fairway ou no Tee, quando as características do buraco em que estamos a jogar assim nos "obrigam".

Quando um Amador (e aqui refiro Amador em geral, não o de Alta-Competição) olha para as Madeiras de Campo que tem no seu saco, deve de perguntar a si mesmo que distância  faz com a sua Madeira 3 (normalmente de 15º) e com a sua Madeira 5 (18º ou 19º). É vulgar encontrar Amadores que fazem mais distância com a sua Madeira 5 do que com a Madeira 3. Surpreendidos? Não devem de ficar. Isto tem uma razão de ser.
Um Amador de hcp médio/alto ou alto (não gosto muito de catalocar os jogadores por hcp no que concerne à análise que estou a fazer, pois existem jogadores que têm hcp alto, por via de um mau jogo curto), ou mesmo de hcp médio que tenha dificuldade em jogar a Madeira de Campo do Fairway, tem normalmente mais dificuldade em "levantar" a bola com a sua Madeira 3 do que com a sua Madeira 5. As razões para que isso aconteça são (no que diz respeito ao material, que é a minha área) o facto de a Madeira 3 ter menos loft que a Madeira 5 (15º na Madeira 3, contra os 18º/19º da Madeira 5) e também pelo facto da Madeira 5 ter a vareta mais curta, o que facilita a sua utilização, via um melhor controlo no movimento de swing.

O que fazer nestes casos? Bem, a solução é simples e está testada, inclusivamente por mim em imensos fittings realizados, onde esta situação se coloca.

Retire a sua Madeira 3 e 5 do saco e substitua por uma Madeira 4. Sim, Madeira 4. A vantagem é clara. Vai obter mais distância e controlo do que com a sua Madeira 3, pelo facto de ter um pouco mais de loft (normalmente 17º) e a vareta vai ser um pouco mais curta (em média 0,5"). Não necessita assim, até consolidar o seu swing e eventualmente baixar de hcp, colocar Madeira 3 e 5 no saco, que não o vão ajudar no seu jogo, até que tenha alcançado um patamar de controlo do seu swing, que possibilite potenciar as vantagens que a utilização de uma Madeira 3 e 5 podem oferecer.

As marcas de referência oferecem-lhe esta opção, tais como a Titleist, a TaylorMade, a Nike e Cleveland (esta chama Madeira 3 à sua Madeira de 17º), entre outras.

Se tem "problemas" com a sua Madeira 3 e se revê na análise que aqui fiz, experimente e comprove que terá melhores resultados com uma Madeira 4.

Boas tacadas!!!

Fernando Serpa


Sem comentários:

Enviar um comentário