quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Driver TAYLOR MADE R9 SUPERTRI

“A evolução da espécie”


Em Janeiro de 2009 tive a oportunidade de experimentar e escrever sobre o Driver Taylor Made R9. Na altura lançado com cabeça de 418cc no loft 8,5º, com 420cc no loft 9,5º e com 422cc no loft 10,5º. Foi claramente uma revolução no mercado, com o inovador sistema “FCT” (Flight Control Technology), que consiste na possibilidade de desapertar o parafuso na base da cabeça do Driver, rodar a vareta, conseguindo-se desta forma 8 posições distintas, que permitem alterar os ângulos de loft, lie e abertura da face. Aliado ao sistema “MWT” (Movable Weight Technology) de 3 portas com pesos permutáveis, o R9 tornou-se um, Driver de referência no mercado, pela vasta oferta de possibilidades de ajustamento. Dessa forma pôde cobrir mais do que qualquer outra marca, justamente com a oferta de varetas que disponibilizou, um maior espectro de jogadores/swings.


Em Agosto de 2009, voltei a escrever um artigo sobre o R9 mas agora já sobre a sua versão de 460cc. A Taylor Made fez a meio do ano passado, um upgrade do seu Driver, aumentando-lhe o volume da cabeça e retirando-lhe nessa versão o sistema “MWT “(Movable Weight Technology) de 3 pesos permutáveis.
Desta forma, veio dar resposta a uma necessidade dos jogadores de handicaps médios, médios/altos, que se sentiam menos confortáveis e mesmo intimidados, com as cabeças de 418/420/422cc do modelo original.

Agora, em Março de 2010, a Taylor Made veio dar mais um passo (o 3º passo), na evolução do seu
R9. O Supertri. Super, de Super size (460cc) e Tri, de 3 portas com pesos permutáveis. Uma verdadeira “evolução da espécie”. O melhor de 2 mundos, ou seja, a conjugação das virtudes do 1º e 2º modelo. Os sistemas “FCT” e “MWT”, aliados a uma cabeça de 460cc.


Mas a Taylor Made não se ficou por aqui. Retirou peso da cabeça, do sistema de fixação da vareta à cabeça e colocou como vareta standard a Fujikura Motore 60 by Fujikura. Ficou mais leve este Supertri.

Esta conjugação de factores, permite obter uma melhor performance com este Driver, face ao anterior R9 e R9 460cc. A volumetria da cabeça, conjugada com os pesos permutáveis, confere-lhe uma maior facilidade de utilização.


Não me quero repetir nos argumentos apresentados em anteriores artigos sobre o R9, mas não quero deixar de relembrar as possibilidades que o “FCT” (Flight Control Technology), nos oferece:

Na extremidade da vareta, ao desapertarmos a mesma, encontramos as posições L (left, standard lie e face 2º fechada), N (neutral 1º lie flat), NU (neutral 1º lie Upright) e R (right, standard lie e face 2º aberta). Entre as posições L e R ainda encontramos posições intermédias com 1º de face aberta e fechada.

A face do Driver mais aberta cria um ângulo de lançamento da bola mais baixo (menos loft) e a face mais fechada, ângulo de lançamento mais alto (mais loft). Com todas estas possibilidades de alterações na face do Driver, a Taylor Made consegue aumentar ou diminuir 1º de loft às suas cabeças, simplesmente pela alteração da vareta da posição “L” para a posição “R”.  

Este é um sistema fácil de manusear, ajustar e de tirar proveito das vantagens que nos oferece.

Por último, de referir que este Driver é oferecido com 8,5º, 9,5º 10,5º e 11,5º de loft, tendo além da vareta standard como opção as seguintes varetas, todas elas com flexibilidades X, S e R:

Fujikura Motore F1 65 (TP) by Fujikura
Fujikura Motore F1 75 (TP) by Fujikura
Matrix X-Con 5 (TP) by Matrix
Matrix HD 6 (TP) by Matrix
Aldila Voodoo NV6 (TP) by Aldila
Aldila Voodoo VS6 (TP) by Aldila
Mitsubishi Fubuki 63 (TP) by Mitsubishi
Mitsubishi Fubuki 73 (TP) by Mitsubishi


Como nota pessoal, posso confirmar, que ao testar este Driver, senti maior facilidade de utilização que os modelos anteriores. A cabeça de 460cc é muito mais fácil do que a de 420cc e o sistema de pesos, permite ajustar melhor este Driver às características do jogador.

Seja do ponto do vista do jogador, seja do ponto de vista do Fitter que procura a melhor combinação por forma ajustar o Driver ao jogador, este Supertri representa um valor acrescentado em relação aos seus antecessores.

Boas tacadas!!!!!!
Fernando Serpa

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