Todos os jogadores de golfe amadores, descobrem mais cedo ou mais tarde (normalmente mais tarde), no seu percurso normal de desenvolvimento e aprendizagem deste maravilhoso desporto, que mais vale um saco com material adequado a cada fase do seu jogo, do que um bonito saco, cheio de belos tacos (blades entre outras “preciosidades”) adequados a quem treina quase todos os dias, mas que só lhes atrasam e impedem a obtenção de bons resultados e do prazer que progredir no golfe nos oferece.
Para não usar exemplos de terceiros, uso o meu próprio. Quando tinha handicap 18, usava uns ferros blade de uma conceituada marca, que normalmente associamos a jogadores de grande nível (pura vaidade). À medida que fui baixando de hcp e reconhecendo que não nasci fadado para ser um jogador de topo (nem por lá perto), fui adequando de uma forma inteligente o material, de forma a obter melhores resultados e com isso desfrutar mais do prazer que este jogo me proporciona.
Não quero com isto dizer que quanto mais baixo é o hcp, mais inteligentes nos tornamos (apesar de por vezes entre amigos utilizar esta expressão, quando debatemos o tema), mas à medida que vamos evoluindo no jogo e baixando o hcp, apercebemo-nos que tudo o que nos possa ajudar para fazer resultado, é bem-vindo.
Não é necessário irmos todos a correr comprar ferros “game-improvement” de sola larga e centro de gravidade bem posicionado atrás, mas devemos ter cuidado em escolher (aconselharmo-nos, fazer um fitting) sobre quais os ferros mais adaptados à nossa fase de jogo.
Fiz esta introdução, porque os ferros Nike SQ MachSpeed, são a prova cabal de um material que pode ajudar a progredir o nosso jogo, obtendo-se dessa forma, muito prazer.
No decurso da minha actividade de “Fitter” do Centro de Fitting Nevada Bob’s Golf na Beloura, tenho observado que muitos jogadores/swings, encontrão neste modelo de ferros da Nike, a solução para os seus problemas. Agradáveis ao address, de fácil enquadramento com a bola, de toque fácil, surpreendem-nos pela facilidade com que se executa a pancada, mas acima de tudo, pela forma como a bola sai “disparada” da face.
A tudo isto não são alheias as leves varetas standard de grafite SQ Proforce Avixcore by UST Mamiya, ou as de aço Dynalite 90 by True Temper. Uma conjugação vareta/cabeça, que resulta em pleno.
Estes ferros são também portadores de um loft forte (ferro 3 de 20º de loft e PW com 45º), o que por si só ajuda um pouco em termos de distância. De offset moderado, e com um reposicionamento de massa afastado da face (50gr de massa reposicionados atrás, em virtude do corte feito na parte de trás da cabeça), proporcionam um bom voo de bola.
A construção da face do ferro em aço AM355, conjugada com uma face soldada na cabeça, gera uma face mais fina (melhora o efeito de trampolim), assim como uma maior “Sweet Zone”, para o contacto com a bola.
Varetas standard leves (outras opções custom estão disponíveis), conjugadas com estas especificações de cabeça que acabei de descrever, fazem com que consigamos gerar com a nossa normal velocidade de swing, uma maior velocidade na cabeça do ferro, conseguindo dessa forma, obter mais distância.
Este é um set de ferros muito equilibrado, que não só se enquadra muito bem em jogadores de hcp alto, como também de hcp médio.
Se privilegia o seu resultado em campo, em detrimento do saco “bonito” cheio de tacos que os jogadores do Tour usam, mas que não lhe permitem fazer resultado, então encontra nestes ferros SQ MachSpeed uma boa solução.
E para que não se pense que a Nike deixou de fora as senhoras neste produto que ajuda a conseguir pancadas mais conseguidas, eis que também oferece também os SQ MachSpeed Women’s Mixed Set.
Este set consiste em ferro 5H e 6H híbridos e ferros convencionais do 7 ao PW ou SW. O mesmo conceito que descrevi anteriormente, tanto no que toca a varetas, como na construção da cabeça do ferro é aqui também aplicado. OS ferros 5 e 6, ao serem híbridos, facilitam não só a obtenção de distância/voo de bola, como as pancadas que se efectuam nos roughts.
Estes ferros SQ MachSpeed são uma excelente aposta.
Boas tacadas!
Fernando Serpa
Sem comentários:
Enviar um comentário