Do sonho à realidade!
Ricardo Candeias teve o seu primeiro contacto com o golfe aos 6 anos de idade, por iniciativa do seu pai. Gostou de imediato. A partir dessa experiência começou a frequentar o Clube de Campo da Aroeira quase todos os fins-de-semana, acompanhando os seus pais, também jogadores de golfe e a desenvolver uma forte paixão pelo Golfe. Paixão que continuou a crescer até aos dias de hoje.
Por volta dos 8 anos de idade começou a jogar torneios, maioritariamente na Aroeira e aos 14 anos representou a Selecção Nacional pela primeira e única vez, num “match” contra a Selecção Espanhola em Valladolid, ao lado de excelentes jogadores como Tiago Cruz e Ricardo Santos. Continuou a jogar sem grandes objectivos até aos 18 anos (mas sempre com o sonho de ser jogador de golfe profissional), altura em que entrou para a Universidade e praticamente deixou de jogar/treinar, parando por completo durante dois anos, após ter ingressado no programa de mobilidade Erasmus.
Finalmente acabados os estudos e depois de uma passagem enquanto funcionário da empresa responsável pela construção do campo de golfe da Aldeia dos Capuchos, surgiu a oportunidade de levar o golfe mais a sério e tentar enveredar pelo profissionalismo. Era então handicap 5 e tinha para conseguir levar por diante este objectivo/sonho, um longo caminho pela frente.
Recomeçou a jogar provas da Federação Portuguesa de Golfe em 2007, tendo em 2008 obtido a sua primeira e única vitória no circuito Tranquilidade da F.P.G., no campo de golfe de Montebelo, terminando nesse ano nos 10 primeiros da ordem de mérito. Em 2009, embora não ganhando nenhum torneio, teve uma época bastante regular, terminando também dentro dos 10 primeiros da ordem de mérito.
Em 2010 passou a profissional e novos desafios se lhe depararam. Iniciou a sua carreira enquanto profissional contando desde logo com o patrocínio da Cleveland Golf e dos Laboratórios Edol, assim como o apoio da revista Golf2all. A partir de 2011 passou a contar com o patrocínio dos sapatos de golfe Lambda. Fortes e excelentes apoios para quem está a iniciar a sua carreira. Quando recebeu o patrocínio da Cleveland Golf, contou com um fitting realizado pelo Fitter Fernando Serpa, que o continua a apoiar no que diz respeito ao material com que joga e suas especificações
Participou em provas do IGT Tour em Portugal e Espanha, assim como do EPD Tour na Alemanha. Foi um ano de aprendizagem, que em muito preparou Ricardo Candeias para os desafios que se lhe avizinham. Em 2011, a sua primeira participação foi no circuito EPD Tour, no Cimar Open Samanah, em Marrocos, onde passou o seu 1º Cut neste circuito, terminando na 41ª posição.
Perguntamos a Ricardo Candeias, se a realização do fitting e o facto de passar a jogar com material Cleveland adequado às suas características, lhe trouxe efectivamente uma melhoria ao seu jogo:
“O apoio/patrocínio que recebi da Cleveland Golf foi sem dúvida um factor determinante na melhoria do meu jogo, mas este apoio não pode ser dissociado de forma alguma, do fitting realizado pelo Fernando Serpa. Pese embora o facto do excelente material disponibilizado pela marca, a verdade é que o fitting é essencial para qualquer jogador, independentemente do seu nível de jogo. O fitting é sem dúvida um valor acrescentado.
Quero aproveitar para deixar uma palavra de agradecimento a todos os meus patrocinadores e apoiantes, a Cleveland Golf, Golf2all, laboratórios Edol, ao campo do Paço do Lumiar, Colin Smith e claro ao meu Fitter e grande amigo Fernando Serpa.”
Ricardo Candeias tinha um sonho, uma ambição e lutou por ela. O 1º passo está dado e agora, muitos outros se seguirão. Para todos os que possam ter alguma dúvida se um jogador que não fez uma carreira enquanto Amador de Alta Competição e nunca foi handicap zero ou plus, pode chegar longe, a resposta fica em aberto. O certo é que os seus patrocinadores, amigos e acima de tudo ele próprio acreditam.
Força Candeias.
ResponderEliminarGrande Abraço
Bruno Martinho