quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

CLEVELAND CLASSIC XL e XL CUSTOM! A evolução!



CLEVELAND CLASSIC XL e XL CUSTOM! A evolução!


Escrevi um artigo de opinião sobre o Driver Cleveland Classic, na altura do seu lançamento em 2012. Apresentava uma imagem retro, mas com tudo o que era de melhor a nível de tecnologia empregue na sua construção. Os Cleveland Tour Players Graeme Mcdowell e Keegan Bradley rapidamente os colocaram nos seus sacos. O Cleveland Classic de 2012 tinha um desenho de sola e um esquema de cores inspirado nos antigos "Persimmon Drivers", apresentando uma cabeça em forma de "pêra", com a mais larga e alta face que a marca alguma vez produziu. Esse novo desenho de face, promovia um "explosivo" e penetrante voo de bola, enquanto o "MaxCOR2 technology" promovia distância adicional nos shots batidos fora do centro da face. Imagem de antigo, com performance de futuro.

Em 2013 temos a evolução do Classic para o Classic XL e XL CUSTOM, com mais tecnologia e melhor performance. Agora em negro, tendo a marca deixado para trás a imagem retro do Cleveland Classic 2012, que particularmente me agradou.

A principal diferença entre o Classic XL e XL CUSTOM, reside no facto de na versão XL CUSTOM, termos um sistema de hosel regulável, permitindo ajustar lie, loft e ângulo de face (a Cleveland Golf tardou a chegar a esta tendência incontornável de Drivers com sistema “tuning”, mas em boa hora o fez), enquanto na versão XL, se mantêm o sistema de hosel tradicional, com as especificações de série.
A versão XL apresenta um peso de 285 gr, enquanto a versão XL CUSTOM tem um peso ajustável, em função das varetas e do parafuso de alta densidade situado na parte de trás da sola, que reposiciona o centro de gravidade de acordo com a vareta utilizada.

Estamos perante dois Drivers aparentemente iguais, mas realmente muito diferentes.
O comprimento das varetas (45,5” na versão XL e 45” na versão XL CUSTOM), Swing Weight (D5 no XL e ajustável no XL CUSTOM), ângulo de face (Square na versão XL e ajustável na versão XL CUSTOM) e varetas utilizadas (Miyazaki B.Asha4 na versão XL e Miyazaki JDL 6, Matrix Ozik 6 M3 Black Tie, Mitsubishi Fubuki Tour 5 e Miyazaki B.Asha4 na versão XL CUSTOM), diferem entre ambas, fazendo com que as mesmas se enquadrem em tipos de jogadores com características distintas, mas simultaneamente cobrindo um espectro muito variado de swings/jogadores. Ambas as versões apresentam cabeças de 460 cc.



A marca reclama para este Classic XL e XL Classic a maior, mais alta face e com o maior sweet spot que qualquer outro Driver no mercado.

Mas qual das duas versões serve para si? Pois bem, nada como fazer um fitting e saber que versão, vareta, loft e swing weight se enquadram no seu perfil de swing.

Caso faça um fitting com um fitter credenciado (algo que aconselho veemente, se for mesmo feito com um fitter credenciado), ficará a saber se a versão XL se enquadra no seu perfil, ou se pelo contrário, necessita de jogar com a versão XL CUSTOM, ajustando o mesmo a nível de lie, loft, vareta e ângulo de face, para conseguir potenciar um melhor rendimento do mesmo.
A versão CUSTOM, oferece um vasto leque de possibilidades de afinação, que facilita essencialmente ao seu fitter ajustar-lhe o Driver para que consiga uma melhor performance (maximizar a distância com menor grau de dispersão). Depois de encontrada a “afinação” correcta, não deve altera-la, pois certamente em pouco tempo estará confuso e não vai saber que afinação deve ter para uma boa performance. Digo isto, porque recorrentemente vejo jogadores com Drivers de hosel ajustável, a alterar as especificações do mesmo quando fazem maus swings, nunca assumindo o erro, mas sim procurando no material a solução para os problemas de swing. Como sempre digo, o material ajuda, não é tudo e acima de tudo não faz milagres!

Experimentei as duas versões deste novo Classic e encontrei no Classic XL Custom com vareta Matrix Ozik 6 Stiff, regulado para NU (Neutral Uprigth), a melhor combinação para as minhas características de swing, obtendo assim um bom desempenho em campo.

Acima de tudo nota-se uma maior estabilidade do Driver no movimento de swing em relação ao seu antecessor, maior consistência do conjunto com qualquer das varetas que a marca oferece e acima de tudo uma maior capacidade de “perdoar” os shots descentrados na face, fruto do trabalho que a marca fez no desenvolvimento destas novas cabeças. Nota-se que a bola sai com maior velocidade da face do Driver neste novo modelo, mas não consigo contabilizar os metros adicionais de distância obtidos. Acima de tudo fiquei impressionado com a precisão e consistência que obtive do tee.
As possibilidades de afinação da versão CUSTOM, são uma mais-valia e posicionam assim este novo Driver da Cleveland, ao nível do que a sua concorrência está a fazer.


Em resumo, um produto de inegável qualidade, que facilmente se adequa a qualquer jogador face às suas novas possibilidades de afinação, com um preço de venda recomendado muito simpático (€ 269,00 a versão XL e €329,00 a versão XL CUSTOM).

É claro que os Drivers Cleveland XL e XL CUSTOM não vieram só, sendo a família composta por madeiras de fairway e híbridos Mashie., de inegável qualidade.




Boas tacadas!


Fernando Serpa

1 comentário:

  1. Olá amigo, meu nome é Anderson e comprei esse driver 9.0graus faz um tempo de um amigo meu e veio ajustado -2.25, eu so jogava com um driver da taylor bouner de 10.5 graus e decidi voltar a regulagem do driver para padrão que é a SQUARE, gostaria de saber se fiz certo ou errado, e se tem como me explicar esse negocio de regulagem dele, Obrigado

    ResponderEliminar