CLEVELAND CLASSIC XL e XL CUSTOM! A evolução!
Escrevi
um artigo de opinião sobre o Driver
Cleveland Classic, na altura do seu lançamento em 2012. Apresentava uma
imagem retro, mas com tudo o que era de melhor a nível de tecnologia empregue
na sua construção. Os Cleveland Tour
Players Graeme Mcdowell e Keegan Bradley rapidamente os colocaram
nos seus sacos. O Cleveland Classic de 2012 tinha um desenho de sola
e um esquema de cores inspirado nos antigos "Persimmon Drivers",
apresentando uma cabeça em forma de "pêra", com a mais larga e alta
face que a marca alguma vez produziu. Esse novo desenho de face, promovia um
"explosivo" e penetrante voo de bola, enquanto o "MaxCOR2
technology" promovia distância adicional nos shots batidos
fora do centro da face. Imagem de antigo, com performance de futuro.
Em
2013 temos a evolução do Classic para
o Classic XL e XL CUSTOM, com mais tecnologia e melhor performance. Agora em
negro, tendo a marca deixado para trás a imagem retro do Cleveland Classic 2012, que particularmente me agradou.
A
principal diferença entre o Classic XL
e XL CUSTOM, reside no facto de na
versão XL CUSTOM, termos um sistema
de hosel regulável, permitindo
ajustar lie, loft e ângulo de face (a
Cleveland Golf tardou a chegar a esta
tendência incontornável de Drivers
com sistema “tuning”, mas em boa hora
o fez), enquanto na versão XL, se
mantêm o sistema de hosel
tradicional, com as especificações de série.
A
versão XL apresenta um peso de 285
gr, enquanto a versão XL CUSTOM tem
um peso ajustável, em função das varetas e do parafuso de alta densidade
situado na parte de trás da sola, que reposiciona o centro de gravidade de
acordo com a vareta utilizada.
Estamos
perante dois Drivers aparentemente
iguais, mas realmente muito diferentes.
O comprimento
das varetas (45,5” na versão XL e 45”
na versão XL CUSTOM), Swing Weight (D5 no XL e ajustável no XL CUSTOM),
ângulo de face (Square na versão XL e ajustável na versão XL CUSTOM) e varetas utilizadas (Miyazaki B.Asha4 na versão XL e Miyazaki
JDL 6, Matrix Ozik 6 M3 Black Tie, Mitsubishi Fubuki Tour 5 e Miyazaki B.Asha4 na
versão XL CUSTOM), diferem entre
ambas, fazendo com que as mesmas se enquadrem em tipos de jogadores com
características distintas, mas simultaneamente cobrindo um espectro muito variado
de swings/jogadores. Ambas as versões apresentam cabeças de 460 cc.
A
marca reclama para este Classic XL e XL Classic a maior, mais alta face e com
o maior sweet spot que qualquer outro
Driver no mercado.
Mas
qual das duas versões serve para si? Pois bem, nada como fazer um fitting e saber que versão, vareta, loft e swing weight se enquadram no seu perfil de swing.
Caso
faça um fitting com um fitter credenciado (algo que aconselho
veemente, se for mesmo feito com um fitter
credenciado), ficará a saber se a versão XL
se enquadra no seu perfil, ou se pelo contrário, necessita de jogar com a
versão XL CUSTOM, ajustando o mesmo a
nível de lie, loft, vareta e ângulo de face, para conseguir potenciar um melhor
rendimento do mesmo.
A
versão CUSTOM, oferece um vasto leque
de possibilidades de afinação, que facilita essencialmente ao seu fitter ajustar-lhe o Driver para que consiga uma melhor
performance (maximizar a distância com menor grau de dispersão). Depois de
encontrada a “afinação” correcta, não deve altera-la, pois certamente em pouco
tempo estará confuso e não vai saber que afinação deve ter para uma boa performance. Digo isto, porque
recorrentemente vejo jogadores com Drivers
de hosel ajustável, a alterar as
especificações do mesmo quando fazem maus swings, nunca assumindo o erro, mas
sim procurando no material a solução para os problemas de swing. Como sempre digo, o material ajuda, não é tudo e acima de
tudo não faz milagres!
Experimentei as duas versões deste novo Classic e encontrei no Classic XL Custom com vareta Matrix Ozik 6 Stiff, regulado para NU (Neutral Uprigth), a melhor combinação para as minhas características de swing, obtendo assim um bom desempenho em campo.
Acima de tudo nota-se uma maior estabilidade do Driver no movimento de swing em relação ao seu antecessor, maior consistência do conjunto com qualquer das varetas que a marca oferece e acima de tudo uma maior capacidade de “perdoar” os shots descentrados na face, fruto do trabalho que a marca fez no desenvolvimento destas novas cabeças. Nota-se que a bola sai com maior velocidade da face do Driver neste novo modelo, mas não consigo contabilizar os metros adicionais de distância obtidos. Acima de tudo fiquei impressionado com a precisão e consistência que obtive do tee.
As possibilidades de afinação da versão CUSTOM, são uma mais-valia e posicionam assim este novo Driver da Cleveland, ao nível do que a sua concorrência está a fazer.
Em resumo, um produto de inegável qualidade, que facilmente se adequa a qualquer jogador face às suas novas possibilidades de afinação, com um preço de venda recomendado muito simpático (€ 269,00 a versão XL e €329,00 a versão XL CUSTOM).
É claro que os Drivers Cleveland XL e XL CUSTOM não vieram só, sendo a família composta por madeiras de fairway e híbridos Mashie., de inegável qualidade.
Boas tacadas!
Fernando Serpa
Olá amigo, meu nome é Anderson e comprei esse driver 9.0graus faz um tempo de um amigo meu e veio ajustado -2.25, eu so jogava com um driver da taylor bouner de 10.5 graus e decidi voltar a regulagem do driver para padrão que é a SQUARE, gostaria de saber se fiz certo ou errado, e se tem como me explicar esse negocio de regulagem dele, Obrigado
ResponderEliminar