A passagem da gama Titleist 909 para a nova gama 910
Tenho acompanhado o profissional de golfe Tiago Cruz desde o Portugal Masters de 2010, tendo-lhe já efectuado um fitting de putter que se veio a revelar importante na melhoria da sua média de putts por volta. Fruto do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, a introdução da nova gama Titleist 910 (Driver, Fairway Wood e Híbrido) era a sequência lógica e o passo seguinte do nosso trabalho.
Com o Driver Titleist 909 D3 de 8,5º com vareta Aldila Voodoo SVS6 com que jogava, a trajectória da bola era claramente em draw, revelando-se por vezes muito pronunciada e com valores de spin acima do desejado, para se conseguir obter um voo penetrante especialmente contra o vento. A sua madeira de Fairway padecia do mesmo “mal”. Tiago Cruz não usava híbrido, optando até agora pelo tradicional ferro 2.
A análise a esta situação dava como prognóstico a necessidade de se colocar uma vareta que lhe conseguisse diminuir os valores de spin e o efeito de draw mais pronunciado que se verificava em certas situações, mantendo o excelente ângulo de lançamento que já obtinha no Driver e a sensação não muito “dura” nas mãos que agrada ao jogador. A opção recaiu sobre a também Aldila Voodoo, mas na versão SNV7 no seu novo Driver Titleist 910 D3. Mais pesada e com um pouco menos de torque, mas mantendo o ponto de flexibilidade e as características de trajectória que a Voodoo SVS6 que utilizava, conseguiu-se assim diminuir o spin gerado, o efeito de “draw excessivo” (agora o voo de bola é num draw adequado), tendo sido necessário aumentar o loft do Driver de 8,5º para 9,25º, por forma a manter o ângulo de lançamento ideal para a sua velocidade de swing. A madeira de fairway 910 F 13º de loft está também equipada com a Aldila Voodoo SNV7 tendo-se introduzido no seu saco um Híbrido 910 H 17º, com a Aldila Voodoo SNV8 Hybrid. O ferro 2 foi assim substituído pelo híbrido, mais fácil de usar de diferentes tipos de lies.
Efectuámos o fitting em 3 fases. A 1ª fase no Driving Range, onde fiz uma primeira selecção de varetas, dentro das mais indicadas para se conseguir os resultados desejados. Uma 2ª fase no campo de golfe, onde procurámos obter em condições de jogo as informações que permitissem fazer a escolha mais adequada às necessidades do jogador. Por último a 3ª fase, onde validei no launch monitor e ball tracking FlightScope Kudu a escolha feita e as afinações necessárias das novas “armas” Titleist.
A diferença é notória com este novo material, não que se tenha obtido um acréscimo significativo de distância, mas porque se conseguiu o mais importante. Controle do voo de bola e precisão.
Tiago Cruz afirmou: “Ter feito este fitting e ter varetas adequadas ao meu swing, faz toda a diferença. Estou certo que vou conseguir melhorar a minha performance, pois confio mais na trajectória da minha bola.”
Agora Tiago Cruz tem no seu saco o novo Driver Titleist 910 D3 com 8,5º de loft (regulado para 9,25º), Madeira de Fairway 910 F de 13º e Híbrido 910 H de 17º de loft (regulado para 16,25º).
Quero aproveitar para agradecer à My Golf na pessoa do seu sócio gerente, por me ter disponibilizado um conjunto de varetas custom (varetas que não estão disponíveis no pack standard da Titleist), assim como o seu sistema launch monitor e ball tracking FlightScope Kudu. Sem este apoio, este trabalho não tinha sido possível.
Fernando Serpa
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