Este blog, tem como finalidade apresentar os artigos de opinião que escrevo sobre material de golfe. Aqui, poderá encontrar os artigos que já foram publicados, colocar as suas questões técnicas sobre material e enviar-me as suas críticas (construtivas) ao trabalho que realizo.
sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011
Os Drivers, os lofts e as varetas!!!
Como Fitter, uma das coisas que mais tenho visto quando analiso o equipamento dos jogadores a quem vou fazer um fitting, é Drivers com loft a menos e varetas desadequadas (Stiff ,rijas/duras de mais).
Já escrevi diversas vezes, que acho que os jogadores de golfe (homens) devem sentir que mais loft e varetas mais "suaves" (menos stiff), representam menor masculinidade ou virilidade. Sabia que o nº 1 do mundo (Lee Westwood) joga com um Driver Ping G15 com loft 11º?
Todos nós temos parceiros de jogo que batem a bola baixa e cortada, fruto de um péssimo ângulo de lançamento e vareta desadequada. Sinto muitas vezes, que ao comentar que a bola está a sair muito baixa, ou seja com pouco ângulo de lançamento, os jogadores discordam e acham até que a bola vai muito alta e que se fosse ainda mais alta, não andaria muito. Então se estiver a jogar contra o vento, comentam os jogadores, a bola sobe e não anda para a frente.
Mais ângulo de lançamento não significa obrigatóriamente mais loft e menos ângulo de lançamento também não significa obrigatóriamente menos loft.
Se observármos jogadores de golfe profissionais, vimos que batem as bolas mais altas que nós amadores e que elas andam muito, mas mesmo muito. Claro que as nossas velocidades de swing, não se comparam e também não treinamos como eles treinam, mas que os bons exemplos são para seguir, isso ninguém pode negar.
O que necessitamos é de conseguir um vôo de bola suficientemente "alto" conjugado com níveis de spin relativamente baixos para com isso potenciar um maior vôo de bola no ar ( e contra o vento, andam na mesma). Mais "carry" com menos spin, significa que a bola terá um ângulo descendente menor e assim quando "aterrar" ainda fará uns metros extra de rolamento. Mesmo contra o vento, voará muito. O que é muito perigoso contra o vento, são os efeitos que normalmente imprimimos na bola (slice ou hook) que geralmente são potenciadores de bolas curtas e fora do campo.
Para se conseguir maximizar a distância, temos de encontrar a melhor relação loft/vareta, por forma a encontrar o melhor ângulo de lançamento com os níveis de spin adequados. Também não se pense que não queremos spin na bola, pois necessitamos dele na quantidade certa.
Se queremos aumentar o nosso ângulo de lançamento com menos spin, deveremos procurar aumentar o loft do nosso Driver, conjugando depois com uma vareta que nos reduza os níveis de spin, através de um "kick point" (ponto de quebra) mais alto e/ou maior peso da vareta, conjugado com o torque da mesma.
No caso de termos um jogador que imprime um baixo nível de spin na bola, e necessitemos de lhe melhorar o ângulo de lançamento, podemos conseguir a relação adequada mantendo o loft e conjugando com uma vareta com um "kick point" mais baixo , mais leve e mais soft.
Estas são algumas das muitas variantes que são de extrema importância na adequação do Driver ao swing do jogador (muitas mais existem, mas também não se podem desvendar todos os segredos do "negócio").
Deixo como conselho que antes de trocar de Driver e caso não faça um fitting, analise o seu voo de bola e ângulo de lançamento, pois ele diz-lhe de imediato se o Driver com que joga está adequado ao seu swing.
Boas tacadas!!!
Fernando Serpa
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