Falhem se forem capazes…
Em 2010 decidi escrever uma nota nos meios de comunicação de golfe onde os meus artigos eram publicados, para esclarecer algumas cabeças mais “iluminadas”, de qual a razão pela qual nos meus artigos de opinião, não dizia mal de nenhum equipamento.
Não me quero repetir, mas relembro dois dos pontos que julgo terem mais importância nesse esclarecimento que fiz, que foram: 1º não sou dono da verdade absoluta; 2º hoje em dia as marcas de referência não fazem material mau (se é que algum dia o fizeram) e o que pode ser inadequado para mim, pode ser adequado para outro jogador e vice-versa.
No entanto o que posso e faço, é expressar uma opinião mais “viva” ou mais “emocional”, sempre e quando encontro um equipamento que me desperta reacções/sensações, seja pela facilidade com que se manuseia, seja pela melhoria que me traz ao meu jogo, ou até, resultado dos fittings que fiz e faço, verificando se o material em questão se enquadra num largo espectro de jogadores/swings, transformando-se assim numa mais valia para o jogo dos mesmos.
Se isso aconteceu com o Driver Nike SQ Machspeed, agora reforçou-se com os novos Drivers Nike SQ Machspeed Black Round e Square.
Afirmo sem hesitar, que desde há cerca de 3/4 anos a esta parte, a Nike Golf deu um salto qualitativo no material que passou a apresentar ao mercado. A partir da gama Nike VR e Machspeed, a marca está irreconhecível. Em Portugal, ainda vemos muita gente a torcer o nariz quando se fala de Nike, mas quando assistimos ao Demo/Fitting Days desta marca, percebemos a reacção dos jogadores depois de testarem estes novos equipamentos. Não tem nada a ver com a ideia que tinham e ficam surpreendidos pela qualidade dos equipamentos apresentados.
Em relação aos novos Drivers Nike SQ Machspeed Black Round e Square e em comparação com a versão anterior, para a qual comecei na altura o meu artigo de opinião com uma afirmação algo provocatória “Falhar! Missão (quase) impossível…”, existem logo à partida duas diferenças no que diz respeito ao formato/estilo, mas existem também duas outras que se evidenciam, no que diz respeito às especificações/performance.
No formato/estilo as diferenças mais notórias são a introdução da cor preta em toda a cabeça destes Drivers e a separação em dois formatos distintos (redondo e quadrado).
Desde logo e apesar da excelente performance apresentada pelo antecessor SQ Machspeed, o certo é que havia jogadores que só pelo formato quadrado nem o queriam experimentar. É preciso também referir, que um Driver que foi concebido a pensar em jogadores de handicap médio, médio/alto e alto, despertou a curiosidade de muitos jogadores de aptidões confirmadas para o golfe. Quem não se lembra há 2 anos atrás Justin Leonard afirmar acerca do Driver SQ Machspeed “This is my new secret weapon” e reforçando “I am hitting 10-12 yards further and am really excited to put it in play”. Justin Leonard ou Simon Dyson, que na altura também optou por este Driver, poderiam ter optado pelo Driver Victory Red, de formato mais convencional e pensado para jogadores “mais talentosos”. Agora, esteticamente a Nike Golfe apresenta este produto que na versão “”Round”, de formato mais convencional agradará decerto aos mais “puristas”.
Mas a diferença de formato, não se resume a uma questão estética, pois a versão quadrada com o mesmo loft oferece-nos um maior ângulo de lançamento, que é favorável para jogadores com velocidades de swing mais baixas. Esta é quanto a mim a 2ª grande diferença. A versão “Black Round”, mais convencional e proporcionando com o loft similar à versão “Black Square” um ângulo de lançamento inferior, vai encaixar-se melhor em jogadores com velocidades de swing um pouco mais elevadas. Mas não se pense que estas afirmações que faço são verdades absolutas, pois habituei-me a verificar que no golfe existem poucas verdades absolutas.
Não podemos esquecer o sistema “Nike’s Total Swing Aerodinamics Design”, que a Nike Golf apresentou no antecessor destes novos Machspeed Black e que resultou da análise efectuada ao movimento da cabeça do Driver durante a descida, impacto na bola e finalização do swing. Dessa análise, os engenheiros da Nike Golf procuraram criar uma maior aerodinâmica na cabeça do Driver, permitindo assim gerar uma maior velocidade da mesma e com isso conseguir uma maior velocidade da saída bola da face do taco. Este sistema foi agora nas novas versões Black, aperfeiçoado e melhorado.
Facilidade e perdão, continuam a ser as palavras de ordem destas pérolas. A bola recupera dos shots descentrados com uma mínima perda de distância. O que possibilita isso acontecer, é que nos shots fora do centro da face os níveis de spin são reduzidos, não intensificando o efeito provocado na bola. Assim, um efeito de slice é minimizado, assim como um efeito de hook. Para isto contribuem os centros de gravidade baixos e colocados na parte de trás da cabeça dos Drivers, sendo que na versão Square, ainda notamos mais esse “perdão”. Para mim, a versão Square é uma das melhores opções que temos actualmente no mercado para o segmento de “game improvament”, sendo que a versão Round vai surpreender muita gente e captar imensos adeptos.
Experimentei ambas as versões do Machspeed Black com loft de 9,5º, com as varetas de origem Nike Fubuki 50 em stiff, tendo também experimentado as duas versões com a vareta Project X 6.0 que vem a equipar o novo Driver Nike Victory Red. Achei a vareta Project X 6.0, mais adequado para as minhas necessidades, mas isso não é o que interessa. O que é importante, é que arranje uma combinação vareta/cabeça, que funcione no seu swing (isto é válido para todos os Drivers de todas as marcas). A Nike Golf oferece muitas outras opções de varetas, onde decerto encontraremos a indicada para o nosso swing.
Ambas as versões são excelentes opções, mas confesso que o redondo se adequou mais às minhas necessidades. Mas usaria o quadrado se verificasse que com ele, obtinha mais “fairways in regulation”. Já cheguei à algum tempo à conclusão, que prefiro mais fazer um bom resultado do que apostar na estética e acabar uma volta com vergonha de dizer o score.
Ambos são oferecidos com lofts de 8,5º, 9,5º, 10,5º, 11,5º e HL, estando também disponível uma versão de senhora HL (loft 13º) com a vareta Women Nike Fubuki em W flex.
Mas nem só de aerodinâmica vive este Driver. O sistema STR8-FIT, continua a ser oferecido nestas versões, permitindo 8 posições distintas de cabeça (de 2º aberta a 2º fechada), ajudando os jogadores a encontrar aquela, que melhor se ajusta ao seu swing. Para nós fitters, estes sistemas de afinação dos Drivers, são essenciais para encontrar a melhor especificação para o jogador. Num desporto reconhecidamente difícil, todas as ajudas são bem vindas.
Tenho a certeza que a Nike Golf vai conquistar o seu lugar no mercado de golfe nacional, o que é sempre bom. Quando mais empresas/marcas existirem a discutir a preferência dos jogadores, mais e melhor seremos servidos enquanto jogadores.
Estou certo que cada vez mais jogadores se vão aperceber que encontram neste material de que aqui vos falo, opções extremamente válidas para melhorar o seu jogo/score e baixar o handicap.
Boas tacadas!!!!!!
Fernando Serpa